Desde que a via expressa da via Dutra no sentido São Paulo/ Rio de Janeiro foi liberada, os motoristas vem enfrentando um enorme congestionamento na região de Bonsucesso. As estradas da Água Chata e Municipal, acessos que ligam os bairros Vila Dinamarca e Jardim Normândia, ficam paradas o dia inteiro, somente aos finais de semana o fluxo cessa.
Os moradores da região acreditam que o principal transtorno é devido o excesso de caminhões que utilizam essa rota para fugirem de pagar o pedágio. O analista de atendimento Valdir dos Santos, de 53 anos acha que deve ser tomada alguma medida para evitar esse transtorno diário. "Após esse prolongamento da via expressa eu passo mais de duas no trânsito para conseguir chegar do trabalho em casa".
Um funcionário que trabalha próximo ao local e que não quis se identificar, afirma que antes isso não acontecia. "Após a pista expressa piorou mais de 50% o tráfego pelas saídas e entradas dos bairros. Há um grande perigo e já houve batida de carros, pois muitos motoristas cortam caminho pelo posto de gasolina".
Questionadas a respeito à Nova Dutra e a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) não se manifestaram até o fechamento desta edição.