Cidades

Via Rápida Empresas inicia atendimento em Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta terça-feira, dia 4, o atendimento do Via Rápida Empresa, que permitirá a realização dos serviços de pesquisa de viabilidade, registro empresarial, inscrições tributárias e licenciamento de atividades em um único atendimento. Reduzindo o prazo de abertura de empresas para até 48 horas em 70% dos casos.
 
Durante a abertura, o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros, fez questão de ressaltar que a implantação do Via Rápida nesses primeiros meses da atual gestão, só foi possível graças ao esforço conjunto das secretarias municipais, da Câmara Municipal e da sociedade civil. “Só tenho o que agradecer pelo trabalho e comprometimento de todos, pois sem os funcionários e a integração do executivo, legislativo e dos empresários não iríamos conseguir tão rápido”.
 
Para o diretor de Relações Econômicas, Adam Kubo, o Via Rápida é um marco para a cidade. “A viabilização do Via Rápida é a concretização de um sonho de transformar Guarulhos num lugar melhor. Isso é importante, pois a vida só tem propósito quando acreditamos que é possível mudar.”
 
Na oportunidade, Adam Kubo agradeceu as doações dos computadores para o Via Rápida, o que segundo ele tornou possível melhorar a vida dos empresários. As doações foram feitas pelo Sicoob – Sistema Financeiro Cooperativo; pelas empresas Alfa Looks, Forseti Licitação, Ucon Advisors, Fiel Contábil; PPV Sociedade de Advogados; Associação Comercial e Empresarial (ACE); Poder Empreendedor, Carleto Comunicação; Thiago Bellezo e pelo secretário Rodrigo Barros.
 
Além da equipe funcional do serviço, participaram do evento vereadores, secretários e integrantes da Administração Pública, empresários e representantes de associações comerciais e empresariais da cidade.
 
Dinâmica
Com a implantação do Via Rápida Empresa, os empreendedores que pretendem ou que já instalaram suas atividades no município poderão legalizar completamente suas empresas de forma ágil e sem burocracia. Ao mesmo tempo, com a medida, a Prefeitura pretende reduzir a informalidade das empresas, atrair novos empreendimentos e aumentar a arrecadação.
 
A abertura ou alteração de empresas pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) passará a receber análise prévia de viabilidade de uso e ocupação de solo, realizada diretamente pelo município dentro do sistema, em até 48 horas. As empresas já constituídas, que trabalham com atividades de baixo risco,  poderão obter alvará de funcionamento no prazo máximo de 24 horas. Os procedimentos para as empresas que trabalham com atividades de alto risco, sobremaneira indústrias, serão simplificados e agilizados.
 
Serviço:
Via Rápida Empresa
Endereço: Avenida Monteiro Lobato, 734 / 2º andar (prédio Anexo)

Posso ajudar?