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Via Rápida Empresas regulariza 2.100 empresas em um mês

O Adamastor Centro foi palco na manhã desta segunda-feira, dia 22, de um balanço dos primeiros 30 dias de funcionamento do Via Rápida Empresas (VRE) na cidade, o qual já apresentou a expressiva marca de 2.100 empresas regularizadas. Esse serviço permite a realização de pesquisas de viabilidade, registro empresarial, inscrições tributárias e licenciamento de atividades em um único atendimento. Reduzindo o prazo de abertura de empresas e licenciamento dos antigos 128 dias para quatro dias em 70% dos casos.
 
Além de mostrar os números do VRE, a atividade abriu espaço para solucionar dúvidas dos participantes. Nesses 30 primeiros dias úteis, o Via Rápida recebeu 3.540 solicitações, destas 2.726 foram analisadas e 2.100 deferidas. Na primeira semana do serviço, foram realizadas 333 solicitações, sendo 161 pedidos de abertura de matriz, 28 licenciamentos, 68 alterações de endereço, 63 para alteração de atividade e 13 para implantação de filial. Na última semana analisada, o número de solicitações aumentou para 693 e o número de licenças para 306.
 
Para o secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, os dados comprovam a vontade dos empresários em regularizar seus negócios. “O aumento no número de solicitações e licenciamentos comprova isso. Se comparar a primeira semana e os dados da última semana, a quantidade de licenciamento aumentou em mais de dez vezes, de 28 para 306. O VRE é um importante instrumento nesse processo. Antes uma pesquisa de viabilidade durava uma média de 128 dias. Hoje o período de análise para empresas de baixo risco é de quatro dias e nosso objetivo é chegar a 48 horas. Isso mostra a evolução do quanto estamos caminhando e também que o pessoal tem visto que a ferramenta está funcionando e estão de fato se regularizando”, salienta.
 
Durante a apresentação dos números, a gestora do programa na cidade, Monique Freschet, da SDCETI, falou sobre os avanços esperados para os próximos meses, como reduzir o tempo de análise da viabilidade, de modo a atingir e manter o prazo em 48 horas; aperfeiçoar guias de serviço do portal Fácil que tratam do VRE; revisar a lei de zoneamento; ampliar o conteúdo sobre VRE no portal da Prefeitura; viabilizar canais de atendimento especializados em parceria com a Jucesp e outras instituições; bem como identificar deficiências no atendimento da rede e programar ciclos de reciclagem, entre outros.
 
Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) da Prefeitura, o evento contou com a presença do secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, do secretário-adjunto Martinho Risso; do diretor de Relações Econômicas, Adam Kubo; de representantes da sociedade civil como a Associação Comercial (ACE), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon), Associação das Empresas Contábeis de Guarulhos (AEGG), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e a Associação dos Empresários de Cumbica (Asec). A maioria presente era de profissionais da área contábil.

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