Uma grande pichação com riscos em amarelo tomou conta da principal coluna do Viaduto Cidade de Guarulhos, na principal entrada da cidade, no km 222 da rodovia Presidente Dutra, na manhã deste sábado. Os pichadores atuaram durante esta madrugada, sem serem incomodados pelas forças de segurança, em um local de grande movimento de veículos.
Chama a atenção que os pichadores agiram por um período que não deve ter sido curto sem serem incomodados pela GCM, que deveria preservar os próprios públicos, mesmo porque Guarulhos conta com uma central de inteligência com câmeras espalhadas, que deveriam monitorar locais estratégicos, como é o Viaduto Cidade de Guarulhos, 24 horas por dia. Bastaria que os responsáveis fossem flagrados escalando o local para que pudessem ser pegos durante o delito.
No entanto, durante a manhã, o prefeito Lucas Sanches (PL) preferiu gravar um vídeo para as redes sociais dizendo-se horrorizado com o ato de vandalismo, afirmando que puxou as imagens das câmeras de segurança a fim de identificar os pichadores. Não explicou porque a GCM não agiu de imediato, já que há imagens do local. Curiosamente, os pichadores escolheram a cor amarela, a mesma que Lucas Sanches está usando por toda a cidade e é alvo de uma disputa judicial, já que foi acusado de utilizar as cores de seu partido, o PL. O prefeito garantiu que irá limpar a pichação já no início da semana.
De alguma semanas para cá, o Viaduto que foi completamente reformado e ganhou nova pintura no ano passado, ainda na gestão anterior, vinha recebendo pichações menores, sem que a Prefeitura tenha tomado providências no sentido de limpar e manter o local limpo. As inscrições foram se acumulando até que nesta madrugada, diante da omissão do poder público, os vândalos conseguiram sujar o Viaduto de cima até a base.


