Cidades

Vice-prefeito de Guarulhos foi vítima de racismo em restaurante

“Você não vai limpar a minha mesa? Você não vai me servir?”. Foram questionamentos ouvidos pelo vice-prefeito de Guarulhos, Professor Jesus, no último domingo, 1º/5, após almoçar em um restaurante não relevado em vídeo publicado em seu Instagram.

“Quando terminei de almoçar, passei por algumas mesas cumprimentando algumas pessoas. De repente fui abordado por uma mulher. Ela olhou pra mim e disse “você vai limpar a minha mesa? Já estou aqui há dez minutos e você não vai me servir”, iniciou Jesus.

“Eu olhei e levei um susto, mas disse “senhora, eu não trabalho aqui, mas vou ajudá-la. Chamei o garçom, pedi para o garçom limpar a mesa e fizesse seu pedido. Ser garçom não é demérito algum, mas eu não estava com o uniforme do restaurante. Ela me julgou pela cor da pele”, continuou o vice-prefeito.

“Ninguém pode determinar o lugar que você pode chegar. Eu sou professor Jesus, secretário de Cultura e vice-prefeito do município de Guarulhos. Você também pode”, finalizou Jesus.

Em fevereiro, o prefeito Guti saiu de férias não remuneradas e Professor Jesus foi o primeiro negro a exercer o cargo de prefeito em Guarulhos. Dois meses antes, ele foi um dos 23 homenageados na 19ª edição do Troféu Raça Negra, evento referência na luta contra o racismo.

Posso ajudar?