Produtividade e qualidade são aspectos que não caminham na mesma direção e sintonia na Câmara Municipal. No entanto, o vereador e vice-presidente do Poder Legislativo guarulhense, Laércio Sandes (PMN), afirma que os parlamentares não estão medindo esforços para mudar este cenário. Para este ano, Sandes prevê que as atividades sigam da mesma forma que em 2015. Em outubro serão realizadas eleições para escolha de vereadores e prefeito.
“Agora pra esse ano acredito que seja da mesma forma. Agora as comissões que eu faço parte, por exemplo, temos desenvolvido um trabalho forte na análise dos projetos, fato que não ocorria no biênio anterior. Então, fica um achismo e coloca até em xeque a própria imprensa guarulhense”, declarou o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Laércio Sandes (PMN).
Para justificar sua afirmação, Laércio aponta o número de sessões extraordinárias promovidas pelo Legislativo, que cresceu em quase 10% de 2014 para o ano anterior. Ele também ressaltou que muitos imprevistos são ocasionados em função de projetos enviados pelo Governo Municipal sem que estejam enquadrados e adequados com a legislação municipal vigente.
“Às vezes a sessão (plenária) cai e vêm aquelas (sessões) extraordinárias, que acaba colocando a ‘pauta em dia’. Não adianta também sair votando tudo sem qualidade. Nós temos diversos projetos (de lei) da Prefeitura que estão emperrados por que não encaminham com a documentação necessária exigente. Como integrante da CCJ, estamos sendo muito críticos e não tenho aceitado”, concluiu.
O Poder Legislativo encerrou o ano anterior com o seguinte retrospecto:
272 Projetos de Leis,
7 Projetos de Resolução,
16 Projetos de Decreto Legislativo,
5 Proposta de Emenda a Lei Orgânica,
75 Sessões Ordinárias
26 Sessões Extraordinárias.