Cidades

Vídeo mostra passageiros aglomerados no saguão do aeroporto de Guarulhos

As imagens amadoras renderam críticas do Estado à administração do aeroporto

Um vídeo amador que circula nas redes sociais mostra uma grande aglomeração no saguão aeroporto, ocorrida nesta segunda-feira, 21/12. As imagens amadoras renderam críticas do Estado à administração do aeroporto.

No vídeo, é possível observar uma intensa aglomeração no saguão do check-in de embarque. A própria concessionária do aeroporto, baseada nas determinações dos órgãos de saúde, havia recomendado distanciamento de 1,5 metro.

O médico João Gabbardo, secretário-executivo do Comitê de Contenção ao Coronavírus, criticou duramente o fato. “Não pode acontecer o que aconteceu ontem no aeroporto de Guarulhos. Aquela é uma cena indescritível. Não tem como a gente explicar o que a administração do aeroporto tenha deixado ocorrer o que aconteceu. É inadmissível que as empresas aéreas, maiores prejudicadas nesse processo, não estão tendo o cuidado com as pessoas que vão lá fazer o check-in”, afirmou Gabbardo.

“Qual o problema? É um problema de planejamento. E acho que isso deve servir pra que as pessoas pensem bem se vale a pena ir ao aeroporto pegar um avião e se submeter a um risco enorme de contaminação”, completou o médico.

O que diz o aeroporto?

Em contato com o GuarulhosWeb, a Gru Airport, concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos, alegou que “continua seguindo todas as recomendações emitidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e cooperando com órgãos federais e companhias aéreas no enfrentamento à pandemia da covid-19, bem como na prevenção da transmissão de quaisquer doenças infecto contagiosas entre funcionários e passageiros”, respondeu a assessoria da empresa.

Dentre as 15 orientações da Gru Airport aos passageiros, constam “aferição da temperatura corporal de todos os passageiros nos controles de acesso aos embarques dos Terminais 2 e 3” e “estímulo para o uso de QR Code desenvolvido pela GRU Airport, específico para acesso ao painel de voos por meio do celular, a fim de evitar que passageiros se aglomerem nas áreas próximas às telas informativas.

Posso ajudar?