Um vídeo divulgado pela polícia do Texas (EUA) na noite de terça-feira, com as imagens da detenção de Sandra Bland, jovem negra que foi encontrada morta na prisão na semana passada, mostra que um policial, Brian Encinia, tentou puxá-la para fora de seu carro e, em seguida, pegou sua arma de choque e a ameaçou depois que ela se recusou a apagar o cigarro.
A batida policial, feita no dia 10 de julho em uma estrada, se transformou em um confronto quando Sandra Bland, de 28 anos, começou a gritar dizendo que o policial tentou retirá-la a força de seu veículo, quando em um determinado ponto do vídeo é possível escutar o policial dizendo: “Vou dar choque em você”, uma ameaça de usar a arma de choque.
Dias depois, Bland foi encontrada morta em uma cela da prisão em um caso que causou seu contestação de sua família e apoiadores ao serem informados pelas autoridades que ela se enforcou com um saco de lixo.
O vídeo divulgado pelo Departamento de Segurança Pública do Texas mostra o policial parando Bland por ela não ter sinalizado que iria mudar de pista. Depois dele aplicar uma multa, o policial observa que Bland parece irritada. A jovem então responde que está irritada porque ela tinha mudado de pista para dar passagem para o carro do policial.
A conversa rapidamente se torna hostil quando o oficial pede para Bland apagar o cigarro e ela pergunta por que ela não pode fumar em seu próprio carro. O policial em seguida dá ordens para Bland sair do veículo. Ela se recusa e ele diz que ela está presa.
O vídeo mostra Bland saindo do carro e o policial ordenando para que fosse para o outro lado da estrada. Lá, o confronto continua fora da câmera, mas ainda é audível. Os dois continuam gritando um com o outro, quando o policial coloca algemas em Bland e aguarda a chegada de outros soldados.
Fora do alcance da câmara, Bland continua protestando contra sua prisão repetidamente, usando palavrões e xingamentos.
Encinia disse em um depoimento ontem que algemou a jovem pois ela estava muito alterada e que precisou usar da força para jogá-la ao chão.
O soldado foi colocado em licença administrativa por violação indeterminado dos procedimentos da polícia e do Departamento de Segurança Pública.
Bland foi levadA para a prisão Waller County no dia 10 de julho e encontrada morta no dia 13 de julho. A Texas Rangers está investigando a morte e está sendo supervisionada pelo FBI. Fonte: Associated Press.