Cidades

Vigilância Sanitária fecha asilo clandestino na região de Cumbica

No local, foram encontradas 17 pessoas vivendo em condições precárias de higiene e alimentação

Rosana Ibanez

Foi a partir de uma denúncia anônima que a Vigilância Sanitária, com o apoio de profissionais da UBS Mario Macca e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), esteve ontem em uma casa, sem nenhuma identificação externa, onde funcionava um asilo clandestino, em Cumbica.

No local, os agentes encontraram 17 internos vivendo em situação extremamente precária, no que se refere à higiene, alimentação e estrutura física do ambiente. O estabelecimento foi interditado.

Os proprietários do imóvel terão prazo máximo de sete dias para devolver os internos para seus familiares, o que deve ocorrer com o acompanhamento da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

A Vigilância Sanitária também comunicou o caso para o Ministério Público, Delegacia de Proteção do Idoso e Conselho Municipal do Idoso. Dos 17 internos, apenas duas mulheres necessitaram de remoção para tratamento de saúde: uma de 56 anos, que se queixava de mal estar, foi levada para o Hospital Geral de Guarulhos e, outra, de 55 anos, que apresentava alteração de comportamento, foi encaminhada para o Hospital Municipal de Urgências.

No ano passado, a Polícia Militar de Guarulhos encontrou estabelecimento em péssimas condições, no Taboão. No local, foram encontrados idosos, deficientes mentais e menores de idade que dormiam todos juntos, sem condições de higiene.

Posso ajudar?