Os novos veículos circularão nos bairros do Lavras, Santa Paula, São João e Fortaleza mesmo não havendo corredores que permitem o acesso aos veículos pelas portas do lado esquerdo. Sem projetos específicos, a Prefeitura de Guarulhos se atém a criar faixas exclusivas para ônibus em pequenos trechos das avenidas Monteiro Lobato, Eduardo Froner e Emílio Ribas. O Plano de Mobilidade Urbana de Guarulhos prevê corredores exclusivos em vias importantes da cidade mas aguarda financiamento do Governo Federal.
Os únicos corredores em Guarulhos são de responsabilidade do Governo do Estado e deverá ser utilizados por linhas intermunicipais, gerenciadas pela EMTU. Há apenas um trecho concluído entre o Taboão e o Cecap. O segundo, entre o Cecap e a Vila Galvão, está em obras e será entregue no final do primeiro semestre do ano que vem. Mesmo assim, o prefeito Sebastião Almeida comemora os novos veículos. “Os ônibus com portas dos dois lados serão muito importantes. Podemos ter melhoria no tráfego em ruas estreitas”, afirmou Almeida.
A partir de agora, a cidade terá 50 ônibus zero quilômetro com portas dos dois lados trafegando no município. No início do mês, o prefeito já havia entregado 25 veículos que estão sendo operados pela Empresa de Ônibus Guarulhos nas linhas 275 – Cocaia/ Shopping Internacional – e 281 – Continental/Shopping – via Cemeg. Os veículos da Vila Galvão irão operar as linhas 433 – Terminal São João/Vila Galvão (via Anel Viário) e 453 – Terminal São João/Centro (via Tiradentes).
Os ônibus com portas dos dois lados são maiores, com 13,20 metros de extensão, e vêm equipados com quatro câmeras, lixeiras, GPS, elevador para deficientes e painéis laterais eletrônicos para informar os itinerários. O investimento total na compra dos 50 veículos foi de R$ 13 milhões.
Para especialistas em transportes, as portas do lado esquerdo, sem locais para utilizá-las, prejudicam os usuários já que eles perdem espaços no interior dos veículos. No lugar de bancos, há portas.