Mundo das Palavras

Vinte e três mil anjinhos

Os brasileiros estavam ainda pouco distanciados da época em que as eleições foram farsas mantidas durante duas décadas para encobrir a ditadura militar instalada no país em 1964. Na época, muitos candidatos a cargos públicos eletivos eram movidos por sonhos altruístas de ajudar nosso país a, um dia, viver sob regime democrático, com maior justiça social. Por isto, uma pesquisa nacional sobre a credibilidade dos políticos trouxe um resultado surpreendente. Nas respostas às perguntas incluídas no seu questionário ficou clara a permanência da desconfiança da população na honestidade dos políticos profissionais. Algo já esperado. O que pouca gente previa era a resposta da maioria das pessoas dadas a uma das perguntas do questionário. Aquela na qual os pesquisadores procuraram saber: “Se você tivesse um cargo político também procuraria enriquecer com recursos públicos?”. “Sim”, foi a resposta da maior parte dos pesquisados.
]
Hoje, os sonhos altruístas praticamente desapareceram do panorama da nossa política. O que há é, no máximo, um pragmatismo inescrupuloso supostamente a serviço da inclusão na economia de consumo brasileira da parte da população que não trabalha, não mora, não come, não estuda, não tem tratamento médico, na medida, na extensão e no grau, garantidos pela Constituição do país e estabelecidos pela Declaração dos Direitos Humanos da ONU.       
 
Portanto, na fase atual da nossa política, se uma pesquisa semelhante àquele fosse realizada outras perguntas teriam de se inseridas no seu questionário. Como as seguintes: 1ª) Você acredita que os novos mandatos – de presidente, de governador, de deputado federal e estadual -, a serem brevemente outorgados pelos eleitores brasileiros nas próximas eleições trarão uma melhora no manuseio do dinheiro público, relativa ao quesito honestidade, por parte dos candidatos eleitos? 2ª) Podemos esperar que a prisão de políticos poderosos em mandatos anteriores graças à firmeza com que o juiz Joaquim Barbosa presidiu o Supremo Tribunal de Justiça tenha depurado o nosso ambiente político? 3ª) As espetaculosas operações da Polícia Federal de desbaratamento de grupos de políticos corruptos terão inibido as ações criminosas nesta área? 4ª) Ou, ao contrário, estas medidas tomadas para conter as apropriações ilícitas dos impostos que pagamos com o intuito de dotar o país de recursos para enfrentar seus graves problemas sociais, por revelarem a facilidade com que alguém eleito para um cargo público pode enriquecer desonestamente, apenas estimularam mais pessoas sem escrúpulos a se apresentarem como candidatos?
 
  Talvez também valesse a pena formular a seguinte pergunta relacionada especificamente ao número elevado – vinte e três mil – de candidatos somente aos cargos de deputados – federal e estadual. 5ª) Quantos destes candidatos você acha que têm intenções de anjinhos puros e inocentes? 
 
          O que você responderia?
 

Posso ajudar?