Cidades

Violência contra mulheres ganha atenção da cidade

Centro relata ter atendido mais de 700 casos de violência contra elas apenas neste ano

Mais de 47 mil denúncias de violência contra as mulheres foram registradas no Estado de São Paulo em 2009 pelo Central de Atendimento à Mulher (180). A cidade de Guarulhos não foge da tendência a essas agressões. Segundo o Centro de Referências em Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Casa das Rosas, Margaridas e Beths, já foram atendidas 776 casos de violência doméstica em 2010. Deste número, o local presta atualmente atendimento direto para 429 mulheres nas áreas de assistência jurídica, acompanhamento psicológico e social.

No último ano, de acordo com os dados fornecidos pela Delegacia Seccional de Polícia de Guarulhos/SPP, somente durante 2009, em noves Distritos Policiais da cidade, juntamente com as regiões de Santa Isabel e Arujá, foram registrados 3.191 casos de violência doméstica. Os dados de 2010 não foram computados.

Serviço – Guarulhos presta serviços para as mulheres que sofrem da violência doméstica. Nestes casos, há a Casa das Rosas, Margaridas e Beths, que faz atendimentos sociais, psicológicos e jurídicos gratuitos desde 2002. Também a Casa de Mulher Clara Maria receber mulheres em situação de vulnerabilidade social, jovens grávidas e vítimas de discriminação.

Para atendimento às mulheres, existe a Coordenadoria da Mulher. A institução foi criada em 2006 e desenvolve ações, campanhas e projetos para divulgar e ampliar debates.  Ainda assim, por conta da violência sofrida  por elas, desde a última segunda-feira, acontece a 1º Semana Guarulhense da Lei da Maria da Penha. O encerramento acontece às 14h desta sexta-feira no teatro Nelson Rodrigues, na Vila Galvão, com a apresentação do grupo Mulheres em Ação com a peça Dança do Casamento.

De acordo com a assessoria da Prefeitura, o município ainda cumpre com o protocolo de atendimento estabelecido pelo Ministério da Saúde, que acolhe e humaniza as vítimas da violência.

 

Serviço

Centro de Referência em Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Casa das Rosas, Margaridas e Beths)

Rua Francisco Antonio de Miranda, 65, Centro

Telefone: 2475-9624

 

Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)

Endereço rua Mena, 329, Jardim Santa Mena

Telefone: 2485-8524

Posso ajudar?