A Secretaria de Segurança Pública divulgou o balanço das ocorrências policiais do mês de junho na última quarta-feira, dia 25, e com isso fechou o mapa da criminalidade no primeiro semestre deste ano. Guarulhos, nos primeiros seis meses do ano, teve 103 pessoas mortas em decorrência do homicídio doloso (aquele que há intenção de matar) e outras 10 mortes causadas pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Somadas, 113 pessoas foram vítimas da violência no município, numa média de uma pessoa morta a cada 38 horas na segunda maior cidade do Estado.
Os números de homicídios dolosos tem-se mantido estáveis na nos últimos três meses. Foram 18 vítimas no mês passado contra 17 mortes em maio e 21 assassinatos em abril. Os latrocínios também não tiveram alteração em relação aos últimos três meses; foram duas mortes registras no mês passado, maio e abril.
Já em relação aos números do mesmo período do ano passado, tanto latrocínios quanto o número de vítimas nos homicídios dolosos, apresentaram discreta elevação na comparação deste ano. Ao todo foram 98 vítimas de homicídios dolosos no primeiro semestre do ano passo contra os 103 deste ano e 4 vítimas de latrocínio contra os 10 registrados até agora na cidade.
Reforço – Visando reduzir os números da violência em Guarulhos, na última segunda-feira, dia 23, o governador do Estado, Geraldo Alckmin apresentou reforço de 180 policiais militares no efetivo da Polícia Militar do Comando de Policiamento de Área (CPA-M7) de Guarulhos. Ao todo são 155 soldados de 2ª classe que se formaram na sexta-feira dia 20 e mais 25 oriundos de outros contingentes da PM.
Roubo de carga praticamente dobra em relação a 2011
Um dos números que mais chama atenção no balanço da Secretaria de segurança Pública referente a Guarulhos é o roubo a cargas.
Nos primeiros seis meses deste ano foram registrados 194 ataques a caminhoneiros contra 103 no mesmo período do ano passado. Em abril foram registrados 29 ataques, em maio 36 e, no mês passado, 43 roubos a carga foram registrados.