Economia

Viracopos vai transferir voos domésticos para novo terminal em abril

o Aeroporto Internacional de Viracopos passará a operar todos os voos de passageiros no novo terminal (T1) a partir do dia 23 de abril – as instalações já operavam voos comerciais regulares internacionais desde 29 de novembro de 2014. Com a liberação da nova área, o aeroporto terá capacidade para atender 14 milhões de passageiros por ano.

Em comunicado, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informa que outras áreas do novo terminal serão liberadas gradativamente, de acordo com o aumento da demanda de passageiros, podendo chegar a uma capacidade de até 25 milhões de passageiros por ano – 10,3 milhões de viajantes passaram pelo aeroporto de Campinas em 2015.

“A transferência operacional dos voos nacionais foi planejada e realizada em conjunto com as companhias aéreas. O objetivo é que as mudanças das operações sejam realizadas da maneira mais segura e cômoda para os passageiros, sem prejudicar os fluxos do aeroporto”, diz o comunicado.

Com a transferência dos voos, o antigo terminal de passageiros (T0) passará por reformulações e obras para que seja utilizado em outros modelos de negócios, que compreendem um terminal de cargas doméstico, áreas para escritórios e espaços para serviços.

O processo de ativação do novo terminal teve início em junho de 2014, quando o Pier A (Internacional) foi inaugurado para ser usado por sete delegações estrangeiras que disputaram a Copa do Mundo no Brasil. Na ocasião, também foram entregues três pátios de aeronaves e o novo edifício-garagem. Ainda em 2014 foi finalizada a duplicação da via de acesso, a readequação de vias internas e a reestruturação do T0.

Atraso

De acordo com o cronograma previsto no contrato de concessão, a concessionária deveria entregar em 11 de maio de 2014 – portanto, antes do início da Copa do Mundo – todas as obras de adequações na pista, bem como o novo terminal de passageiros, novas áreas de pátio de aeronaves e taxiamento e o edifício garagem.

Por descumprir o contrato, a concessionária pode ser multada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em R$ 170 milhões, mais R$ 1,7 milhão por dia de atraso.

Viracopos é administrado pelo consórcio Aeroportos Brasil, composto por UTC, Triunfo e Egis, possuindo 51% de participação no aeroporto – a Infraero é responsável pelos 49% restantes.

Posso ajudar?