Variedades

Virada Cultural Paulista recebeu 55 mil pessoas em Guarulhos

A primeira edição da Virada Cultural Paulista em Guarulhos reuniu mais de 55 mil pessoas nas 24 horas de programação, segundo a Prefeitura. O evento, que foi bancado pelo Governo do Estado sem gastos por parte da administração municipal, contou com apresentações de guarulhenses e artistas consagrados como Daniela Mercury, Emicida e Roberto Leal. Grupos de artistas locais protestaram porque – parea se apresentarem – precisariam aceitar não cobrar cachês. . 
 
As apresentações aconteceram em diversos pontos da cidade como a praça Getúlio Vargas, praça Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Tranquilidade, nos CEUs Ponte Alta e Pimentas, no Adamastor, no Bosque Maia e no Parque Transguarulhense. Segundo a prefeitura, o evento foi um sucesso.
 
Nos diversos palcos, as apresentações – sempre gratuitas – atrairam centenas e até milhares de pessoas, principalmente em shows de artistas mais famosos. Nenhum incidente mais grave foi registrado. 
 
Fato isolado
 
Uma dançarina de flamenco gravou um vídeo em uma rede social para denunciar que a área onde iria se apresentar em poucos minutos, na tenda do Bosque Maia, estava sem qualquer estrutura para receber o espetáculo.  Em meio a polêmica dos artistas que eram contrários às apresentações voluntárias, sem o pagamento de cachês, o vídeo acabou viralizando e causou revolta entre os internautas.
 
Segundo a prefeitura, o contratempo teria acontecido por um problema técnico-operacional relacionado à montagem do palco, o que teria impedido a apresentação. “Em pronto contato com a artista, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer ofereceu espaço para uma futura apresentação, divulgando a contento seu trabalho”.
 
A Prefeitura informou ainda “que respeita plenamente o direito à livre manifestação e que está trabalhando firmemente, pois entende a necessidade de abertura de diálogo com os artistas para uma melhor política de cultura na cidade”.
 
  

Posso ajudar?