Início » Vocação para o Jornalismo
Mundo das Palavras

Vocação para o Jornalismo

Poucas pessoas no Brasil vivenciaram a situação profissional de um jornalista por tanto tempo, em condições tão variadas e com tanto êxito quando Evandro Carlos de Andrade. Dos seus setenta anos de vida, cinquenta Evandro passou em salas de redação jornalística. A última das quais a da Central Globo de Jornalismo que ele dirigiu no período de 1995 a 2001, ano em que morreu devido a uma doença rara de sangue.


 


Evandro se referiu a duas das características de sua vocação de jornalista quando foi entrevistado por um dos bons profissionais da redação da Central Globo, Geneton Moraes Neto. Inicialmente, ele falou de amplidão de curiosidade. Uma característica que levou outra personalidade do nosso Jornalismo, Ruy Mesquita, a dizer que “o jornalista é um especialista em generalidades”. Disse: “Sempre me interessei por tudo, mas  muito superficialmente. Tudo me interessa – pela rama. Se alguém  me perguntar: “Você conhece todas as regras do futebol?”. “Eu? Jamais! Nunca li!”. Se alguém quiser saber de mim: “Você já leu toda a Constituição?”.“Nunca!Nunca!”.  Mas me interesso por tudo. É o que faz de mim jornalista. Hoje, reconheço que a curiosidade superficial por tudo é  uma qualidade  insuficiente: todo jornalista deve se aprofundar em  um ramo do conhecimento. Mas  o jornalista em geral  se interessa pelo esporte, pela política, pelo crime, pela economia. É um traço da profissão”.  


 


Depois, Evandro se referiu ao amor pela linguagem verbal. Abordou-o assim: “O jornalista deve, obviamente, tratar bem o idioma. Saber usar a crase é um patrimônio tão importante que deve ser declarado ao Imposto de Renda. Quando for preencher o formulário, quem souber usar corretamente a crase deve dizer: “Tenho casa, tenho carro e sei usar crase”. E finalizou: “Uso a crase como símbolo do cuidado que os jornalistas devem ter com a língua”


 


Este modo original e pitoresco de falar de dois traços habitualmente atribuídos à vocação jornalística é suficiente para fornecer pistas sobre a qualidade dos textos de Evandro, certamente um dos elementos responsáveis pelo sucesso da carreira dele.

Comentar

Clique aqui para comentar