De tempos em tempos aparece no mercado um carro que, ora chama a atenção por seu estilo inovador, ora por seu motor que apresenta um desempenho diferenciado. Pois então. Neste ano de 2015, a Volkswagen lança o menor veículo de sua gama que apresenta resultados de gente grande. Trata-se do up! TSI, avaliado durante uma semana pelo GuarulhosWeb na versão mais em conta (não tão em conta assim) Move.
O up! TSI é o primeiro modelo do mercado brasileiro a oferecer motor 1.0 de três cilindros com turbo. O resultado é fantástico tanto no pé como no bolso. Tirando o preço que é um tanto salgado para um modelo compacto, difícil encontrar defeitos no pequeno VW. Aliás, o up! – desde que foi lançado e avaliado em diferentes versões – sempre agradou por oferecer um bom espaço interno para a categoria, razoável nível de conforto, desempenho e economia de combustível.
Mas essa versão turbo se supera. Basta encostar o pé no acelerador para respostas rápidas e precisas. Em situações extremas, com piso molhado, até quer sair um pouco de frente, mas nada que assuste já que, leve como ele é, fica fácil trazê-lo de volta. No consumo, um espetáculo. Na cidade, fica perto dos 15 km/l usando gasolina. Na estrada, se aproxima dos 20 km/l. Tudo isso, sem economizar na pegada e usando ar condicionado. Sim. É o 1.0 que não sofre quando você quer um refresco.
O up! TSI está disponível exclusivamente com a carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!. Há também uma nova versão especial e exclusiva: o speed up!.
Na versão move up! TSI avaliada, são R$ 43.490, incluindo ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricas, entre outros itens. Com a adoção do novo motor TSI Total Flex o up! cresceu 40 mm, passando a 3,64 metros de comprimento, algo praticamente imperceptível, mas segundo a VW – algo necessário para garantir um melhor balanço. A distância entre o centro da roda e a extremidade do veículo dianteiro, agora é de 625 mm.
O novo motor TSI
O novo motor 1.0 TSI Total Flex é o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no País. A sigla TSI representa injeção direta de combustível, combinada ao turbocompressor, que permite o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética.
Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Tem potência máxima de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.
Números da VW revelam que up! TSI leva apenas 9,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol. Com gasolina no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 182 km/h.
Vale lembrar que o up! TSI é equipado com o controle de tração M-ABS, que tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.
O up! TSI também traz o sistema MSR (Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Outro recurso presente é o GMA (Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito.
A família
move up! TSI …………………………R$.43.490
cross up! TSI………………………….R$ 47.030
high up! TSI……………………………R$ 48.040
black, red ou white up! TSI…….R$ 48.690
speed up! TSI…………………………R$ 49.990