Cinema

Volkswagen Polo ganha versão atualizada

Do sistema de partida até as mudanças no interior e equipamentos, mudanças do modelo chamam a atenção

Lançado em 2002, a linha Polo acaba de receber uma atualização no design externo, dando ao hatch e sedan aparência mais esportiva e moderna, alinhada com as tendências adotadas pela marca.

Com exceção do Bluemotion, por suas características especiais, todas as outras versões oferecem, de série, direção hidráulica, ar-condicionado e destravamento interno da tampa traseira. Airbags dianteiros e freios ABS equipam toda a linha Polo, assim como sensores de aproximação na traseira, que facilitam o estacionamento.

Para adequação ao mercado, a Volkswagen fez um realinhamento na oferta do Polo hatch. A versão 2.0 GT foi substituída pela 2.0 Sportline, e a 1.6 E-Flex deixa de ser ofertada. O sistema de partida a frio do 1.6 E-Flex, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina, passa a integrar o 1.6 Bluemotion. A gama do sedan permanece inalterada.

Exterior – A dianteira do Polo passa a contar com faróis de maior impacto visual e interior negro. A grade tem acabamento em preto brilhante e o para-choque dianteiro passa a ser totalmente liso. A versão Sportline tem faróis de neblina com molduras em cinza Ciclone. A versão Comfortline traz molduras cromadas.

Nas laterais, o friso que corre a meia-altura das portas é mais fino e elegante. Nas versões Sportline, eles são pintados em cinza Ciclone e com faixas laterais em cinza Ciclone ou prata, combinando com a pintura do carro. Os espelhos retrovisores externos e o spoiler são maiores em todas as versões e, no Sportline, são pintados de preto brilhante. As rodas de liga leve das versões esportivas e do sedan, com 15 polegadas, são inteiramente novas, na cor cinza Ciclone para o Sportline e em prata para a versão Comforline.

O Polo Sedan pode ser equipado opcionalmente com teto solar em todas as suas versões. Na traseira, o sedan ganhou o tom cereja nas lanternas, e o hatch, lanternas escurecidas. Os para-choques traseiros passam a ter design mais limpo com retro-refletores na parte inferior. O hatch 2.0 Sportline tem ponteira dupla no escapamento.

Interior – O Polo Sportline tem interior com teto escurecido.Toda a linha conta com novos tecidos para forração dos bancos: no hatch são usados Tear Jacquard cinza e Net preto para o 1.6, Malharia Touch preto para o Sportline e Malharia Pop Corn azul, exclusiva do Bluemotion. O sedan 1.6 tem bancos em Tear Jacquard cinza e o Comfortline, em Tear Net preto.

Todos os modelos podem ter, opcionalmente, bancos em couro Native Vienna preto (exceto o Bluemotion).O instrumento combinado passa a contar com iluminação branca, sendo que as versões Sportline e Comfortline contam com instrumentos com efeito 3D.

Motor e câmbio são os mesmos

A linha Pólo mantém a motorização. O hatch e Sedan continuam com motor 1,6 litro Total Flex, de 104 cv, ou nas versões hatch Sportline e sedan Comfortline, com o 2,0 litros Total Flex, de 120 cv.

Todas as versões contam com câmbio manual de cinco velocidades e – com exceção do Bluemotion e das versões equipadas com o motor 2,0 – podem vir equipadas com a transmissão automatizada I-Motion, que permite trocas totalmente automáticas ou seqüenciais.

Bluemotion ganha partida E-Flex

A principal novidade da nova edição do Polo Bluemotion é a adoção do sistema de partida a frio E-Flex, que dispensa o uso do tanque auxiliar de gasolina para ligar o motor. Aquecedores especialmente posicionados junto aos bicos injetores de combustível entram em ação quando a temperatura cai, esquentando o etanol para facilitar sua ignição.

A nova edição do Bluemotion utiliza novos pneus "verdes", fornecidos pela Goodyear e fabricados no Brasil, na medida 175/65 R14. Os usados anteriormente eram importados, tamanho 165/70 R14. Além de beneficiar-se das características construtivas dos pneus, que têm a carcaça mais rígida, a maior capacidade de rolamento do Bluemotion deve-se também ao uso de maior pressão: 42 psi nos dianteiros e 39 psi nos traseiros (a versão normal do Polo utiliza 29 psi na traseira e na dianteira).

O Polo Bluemotion é uma versão do hatch especialmente desenvolvida pela Volkswagen, que tem como objetivo a eficiência no consumo e a redução nas emissões de gases poluentes. Para isso, ele conta com uma série de particularidades, que vão desde a grade dianteira mais fechada, para melhorar a aerodinâmica, ao uso de pneus "verdes", que oferecem menor resistência ao rolamento.

Também pensando na eficiência aerodinâmica, o modelo tem a suspensão 15 mm mais baixa que a versão normal, reduzindo a área frontal. O câmbio foi modificado, tendo as suas relações alongadas, fazendo o motor trabalhar em regime de rotações mais baixo nas velocidades mais altas. Outra particularidade é o uso do sistema de assistência de direção eletro-hidráulico, que reduz a perda de potência.

Posso ajudar?