Cidades Educação

Volta às aulas na rede municipal de Guarulhos será apenas na próxima segunda-feira

Mais de 110 mil alunos da rede municipal de ensino de Guarulhos voltarão às aulas somente na próxima segunda-feira, uma semana após o retorno dos estudantes da rede estadual

Na próxima segunda-feira, dia 9, mais de 110 mil estudantes da Educação Infantil, Ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nas 268 na rede municipal voltam às aulas nas escolas da Prefeitura de Guarulhos.

A volta às aulas também promete, com um ano de atraso, a entrega dos uniformes e kits de material escolar, que deverá ocorrer a partir do primeiro dia de aula. Vale lembrar que em 2025, pela primeira vez em mais de 20 anos de lei municipal que obriga a Prefeitura a entregar uniformes, o prefeito Lucas Sanches (PL), deixou de fazer a distribuição.

Durante todo o ano letivo, as crianças tiveram que utilizar uniformes distribuídos nos anos anteriores. A administração não informou em quanto tempo pretende concluir a entrega.

Planejamento 2026

Desta quarta-feira (4) até sexta-feira (6), professores e gestores se encontram em suas unidades escolares em reunião de equipe escolar para organização e planejamento para o ano letivo 2026, ação cujo objetivo é contribuir com a melhoria do processo educativo, além de preparar os profissionais para acolher estudantes e suas famílias no retorno das atividades.

Para esse encontro, as escolas foram orientadas quanto à utilização do documento Diretrizes e Princípios Pedagógicos para o Trabalho no Ano Letivo de 2026 (https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/portal/exibir/arquivo/12518/inline/), que traz subsídios para os planejamentos, a elaboração e revisão do Projeto Político-Pedagógico e outros projetos e iniciativas de cada uma das unidades educacionais.

Reunião de Famílias e Educadores

Os educadores e familiares também se reúnem nas unidades escolares na segunda-feira (9). Além de caracterizar-se como o primeiro contato com a comunidade para a apresentação de novos projetos do novo ano letivo, na ocasião serão abordados ainda temas como adaptação, acolhimento, horários, alimentação, transporte, entre outros.