Na volta às aulas alguns cuidados são necessários na hora de fazer a mochila das crianças. Cuidados simples podem evitar consequências mais sérias na vida adulta.O alerta é da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e do Hospital das Clínicas da FMUSP. "Algumas mochilas representam 40% do peso da criança", destaca chefe da Terapia Ocupacional do Instituto de Ortopedia do HC, Maria Cândida de Miranda Luzo.
A organização é a principal aliada para deixar de lado materiais desnecessários, evitando o sobrepeso. A correta distribuição do peso também é importante, pois o sobrepeso altera o ponto de equilíbrio da criança.
Segundo Maria Cândida, a mochila correta deve ter até, no máximo, 15% do peso da criança, além de alças largas e acolchoadas, com poucos adereços metálicos. "Esses adereços aumentam o peso inicial da mochila", observa a terapeuta. Para saber o tamanho ideal da mochila, orienta, os pais no momento da compra devem colocá-la no aluno sentado em uma cadeira e observar que a mochila não pode ficar mais alta do que os ombros dele.
Algumas dicas
– Verifique se o peso da mochila corresponde a até 15% do peso da criança;
– Evite usar mochilas que ficaram "frouxas" com o uso. O impacto é maior nestes casos.
– Evite mochilas com uma única alça;
– Mochilas com divisórias são melhores opções porque permitem organizar e distribuir os materiais. Livros e cadernos devem ser colocados na parte de trás, rente às costas;
– Lancheira não deve ser colocada dentro da mochila. Ela concentra o peso das costas. O ideal é dividir o peso entre a mochila e outras bolsas que possam ser carregadas com as mãos;
– Se possível, evite ter um caderno para cada matéria. Ou organize o material de acordo com as aulas;
– Mochilas com rodinhas são adequadas desde que se respeite, a altura da criança. Alça mal regulada pode sobrecarregar o quadril e joelhos;
– É possível verificar se a altura está correta se as costas das crianças estiverem eretas. – Materiais que são pesados devem preferencialmente ser deixados na escola. Converse com a direção sobre essa possibilidade.