Educação

Volta às aulas terá reforço de 200 novos professores

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 110 mil alunos estão matriculados

As escolas públicas da rede municipal retornam às aulas no próximo dia 8 com reforço de 200 novos professores contratados. A Secretaria Municipal de Educação também informou que serão construídas mais duas novas escolas na cidade em 2011.

Segundo a pasta, cerca de 110 mil alunos estão matriculados – o número deve aumentar já que as matrículas para este ano letivo ainda podem ser efetuadas pelos pais e responsáveis – nas 132 escolas e 45 creches municipais.

De acordo com a pasta os preparativos para o retorno dos alunos às salas de aulas incluem-se as orientações sobre planejamento do ano às escolas, reuniões com diretores e a confecção da agenda do aluno.

Quanto aos investimentos em 2011, além das duas novas escolas, que serão implantadas no Parque Santos Dumont e em Cumbica, a secretaria destaca a construção do Centros de Educação Unificados (CEU) Parque São Miguel e Ponte Alta, a segunda fase do CEU Bambi. Os valores destinados para tais não foram mencionados.

Pais se queixam – No entanto, pais apontam para a necessidade de outros investimentos na educação. "Na escola em que meu filho estudo os brinquedos estão quebrados e deveriam ser trocados, pois oferecem riscos às crianças", diz a auxiliar de serviços gerais Luciana Ribeiro, 33, referindo-se à EPG Dilma Lopes, na região do Parque Santos Dumont.

A costureira Claudia Maria Silva, 27, que tem uma filha de dez anos na EPG Pixinguinha, comenta que "ass dependências deveriam ser mais seguras, poderiam investir neste sentido".

Kit escolar – Questionada quando à entrega dos kits escolares aos alunos, assunto que gerou polêmica em 2010 por conta de atrasos e outros problemas nas entregas, a secretaria informou que o cronograma de entrega está em elaboração. A previsão para conclusão do mesmo e início da distribuição não foi mencionada.

Segundo a Pasta, os kits são adequados aos alunos de cada série do ensino, sendo que o uniforme deve contar com itens como camiseta, calça, bermuda e blusa, e entre os materiais estão cadernos, lápis, canetas e folhas sulfite.

Os pais interessados em matricular seus filhos em escolas municipais devem comparecer a unidade escolar mais próxima à residência, munidos de RG ou certidão de nascimento da criança e comprovante de endereço. Na ausência de vagas, a criança de serão incluídas em lista de espera, no caso de Educação Infantil, ou encaminhados à outras escolas, no caso de Ensino Fundamental.

Investimentos realizados pela rede estadual ainda não são divulgados pelo Governo

A rede estadual de ensino, que retoma as aulas no município no dia 10 de fevereiro, não informou os investimentos previstos por parte da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em escolas situadas em Guarulhos. De acordo com a assessoria de imprensa da Pasta, haverá divulgação de tais investimentos somente "mais a frente". Não houve especificação de prazo.

No ano passado havia cerca de 200 mil alunos matriculados em nas 169 escolas estaduais da cidade. Os números de 2011 não puderam ser levantados. A Pasta informa que as turmas estão sendo formadas ao longo deste mês.

Para efetuar matricula nas escolas estaduais é necessário comparecer à escola mais próxima da residência, com RG ou certidão de nascimento, além de comprovante de residência.

O material escolar fornecido aos alunos deve ser entregue já no início das aulas, de acordo com a secretaria estadual.

Posso ajudar?