Política

Volta do recesso terá vereadores em novas legendas e até sem filiação

Na próxima terça-feira, 3 de agosto, quando os vereadores voltarem do recesso de julho e retomarem as atividades parlamentares, alguns deles deverão exibir novas camisas.  Isso porque pelo menos três vereadores devem trocar de sigla partidária para completar o seu mandato. Toninho da Farmácia (PRP), Pastor Anistaldo (PSB) e Elmer Japonês (PSC) são os primeiros a mudarem de partidos.
 
Terceiro vereador mais votado nas eleições de 2012, Elmer Japonês (PSC) corre sério risco de voltar às suas atividades parlamentares sem partido. Ele não faz mais parte do quadro do Partido Social Cristão. A reportagem do GuarulhosWeb procurou o presidente da legenda na cidade, José Oliveira da Silva, para comentar a saída do parlamentar, mas não o encontrou. 
 
"Estou sem partido. Foi uma opção do partido. O partido só irá se pronunciar no final de setembro. Na verdade está todo mundo indeciso e ninguém decidiu ainda. Nem os candidatos a prefeito foram definidos ainda pelos partidos", disse, sem revelar os motivos, o vereador Elmer Japonês, que obteve 6.467 votos no pleito eleitoral de 2012.
 
Outro que também está de mudança é o vereador Pastor Anistaldo. Ele está deixando o PSB para representar o PSC no Poder Legislativo. A confirmação foi realizada pelo presidente do Partido Socialista Brasileiro, Unaldo Santos. O parlamentar não foi encontrado para falar sobre o assunto. "O (Pastor) Anistaldo está indo para o PSC. Ele não está cumprindo com o partido também", falou o evasivo Unaldo Santos.
 
 
PRP confirma a saída de Toninho da Farmácia  
 
Além destes, o vereador Toninho da Farmácia, outro não encontrado pela reportagem, tem sua saída do PRP sacramentada. De acordo com fontes do GuarulhosWeb, que preferiram não se identificar, existem conversas para ele migrar ao PDT, do sindicalista José Pereira. Representantes do Partido Republicano Progressista apontaram displicência de Toninho em relação aos assuntos partidários.
 
"O PRP tem um vereador, que inclusive está se desligando do partido, por não compactuar com o estatuto e as decisões partidárias. Não participa das reuniões e tem uma resistência àquilo que a legenda entende ser viável para Guarulhos", falou o prefeiturável Márcio Nakashima.
 
 
Guti ainda não definiu para qual partido deve ir
 
Quem também está de malas prontas para deixar sua atual legenda é o vereador Guti (PV). O parlamentar é cobiçado pelo PSB e PSDB para que seja o seu representante nas eleições para prefeito do próximo ano. No entanto, tanto os partidos quanto os candidatos têm até o final de setembro para definir suas respectivas situações partidárias e eleitorais.
 
A ida de Guti ao PSDB precisa ainda do aval do também prefeiturável Carlos Roberto, que ainda não decidiu seu futuro político e tem o apoio das cúpulas nacional e estadual do partido. No entanto, o empresário que se recusa em falar em política antes do final de setembro já tem pelo menos três convites para deixar o tucanato e buscar a eleição para prefeito no ano que vem. 
 

Posso ajudar?