Mundo das Palavras

Volta por cima

 

Ter-se transformado no quarto maior mercado de veículos do mundo
significa, afinal, que a defasagem generalizada de modelos lançados no País começa
a desaparecer. Exemplo evidente, o todo novo Peugeot 208 chega às ruas agora em
abril, apenas 11 meses depois do mercado europeu.

Posicionado no padrão mais alto de equipamentos, o hatch
compacto da marca francesa parte de R$ 39.990 (Active, motor 1,5/93 cv) e vai a
R$ 54.690 (Griffe, motor 1.6/122 cv, automático). Seu preço de entrada, curiosamente,
é igual ao do Citroën C3, marca do mesmo grupo, só que oferece mais. No ano
passado, ao contrário do resto do mundo, Citroën superou em quase 10% as vendas
da “matriz” Peugeot, sem novidades em tempo recente. A decisão estratégica do
grupo, agora, é evitar essa situação em todos os mercados. Meta é vender de
2.500 a 3.000 unidades do 208 por mês, factível por sua diferenciação.

Estilo arrojado, vincos marcantes e luzes diurnas de LED
(Griffe) destacam o modelo entre tantos. Com a maior distância entre eixos dos
hatches compactos (2,54 m), coloca-se muito bem em termos de espaço interno,
mas o porta-malas de 285 litros se alinha à média dos concorrentes. Destaque
para o maior teto fixo panorâmico de vidro (0,66 m²), disponível de série a
partir da versão intermediária Allure, embora o para-brisa estendido do C3 provoque
melhor sensação. Em ambos, aliás, estão ausentes as úteis alças de teto.

Direção de assistência elétrica com regulagem da coluna em
distância/altura (de série), ar-condicionado de duas zonas de resfriamento
(inédito em compactos nacionais) e apliques cromado e preto piano nas versões
mais caras colocam o carro como referência do segmento, embora plásticos menos
rígidos fossem desejáveis. Tela de toque multimídia de 7 pol inclui GPS (mapas
da América Latina), diversos recursos e operação intuitiva.

Um dos pontos altos do carro é a posição de guiar, diferente
dos outros. Volante tem diâmetro horizontal de 35 cm (cerca de 10% menos que o
convencional) e vertical de 33 cm. Permite, assim, visão do quadro de
instrumentos por cima do volante, de forma natural e desvio mínimo do olhar. Se
todos adotassem esse arranjo, não seria má ideia, pois a tendência de uso generalizada
de direção assistida dispensa volante de maior diâmetro. Regulagem do banco em
altura (de série) é fácil e de modo correto, ao contrário de concorrentes como
Onix e HB20.

Ideal no dia a dia é o motor mais potente, porém o de 1,5 l também
mostra seu valor. Acerto de suspensões muito bom, como a grande maioria dos
carros aqui afinados, apesar da altura livre do solo 1 cm acima do versão
europeia. Câmbio manual poderia ter cursos de engates mais curtos, enquanto o
automático de quatro marchas é caro (R$ 4.000) para o que oferece em termos de
suavidade.

Estratégia da Peugeot, a exemplo de outros, é reposicionar
os atuais 207 sedã e hatch em torno do R$ 30 mil. Quando o motor de 3 cilindros/1
litro estiver disponível, em menos de um ano, o 208 terá versão mais acessível
para brigar por volume. E o SUV compacto 2008 complementará a linha no início
do segundo semestre de 2014 para a árdua luta pela quinta colocação no mercado
com Hyundai, Renault, Honda e Toyota.

 

RODA VIVA

 

FORD prevê ao menos
dobrar vendas, a partir de 20 de abril, do novo Fiesta hatch graças ao início
da produção em São Bernardo do Campo (SP). Antes importado do México, só tinha
versões de topo. É primeiro carro de classe mundial produzido no município que
foi berço da indústria automobilística e perdeu investimentos ao longo do tempo
por problemas sindicais.

SINCRONIZAR saída
de cena do Gol G4 e entrada do inteiramente novo subcompacto Up!, entre o final
deste ano e o começo do próximo, toma as atenções da VW que completa 60 anos no
Brasil. Posicionamento de preço é segredo bem guardado. Tanto pode posicioná-lo
abaixo como acima do atual Gol G5, numa gaveta estratégica que pode incluir realocação
do Fox.

COMEÇA a se
consolidar a solução híbrida para carros médios e principalmente grandes em
vários dos principais mercados mundiais do Hemisfério Norte. No Hemisfério Sul
o preço continua um grande empecilho. Primeiro híbrido com motor turbo, VW
Jetta acaba de ser lançado com objetivo de fazer frente às boas vendas do
Prius, em especial nos EUA.

RÁPIDA avaliação
do Jetta híbrido, nos arredores de Genebra (Suíça), impressionou. Apesar de a
bateria acrescentar 104 kg ao peso total, quando o motor elétrico entra em ação
em paralelo ao de combustão (5-cilindros/2,5 litros) a sensação de colar as
costas no banco é quase a de um esportivo. Pormenor: ponteira de escapamento
foi escondida para lembrar um elétrico puro.

NOVA regulamentação
que estimula produções brasileiras na TV por assinatura abre oportunidades a
programas dedicados ao automóvel. No próximo dia 8, canal +Globosat, estreia Oficina
Motor em horário nobre, 21h. Com 52 min. (uma hora, no ar) é responsabilidade
da produtora carioca Midmix.

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[email protected] e www.twitter.com/fernandocalmon

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