No ano passado 32 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto, número maior do que os 25 milhões que Guarulhos tem capacidade de receber com conforto.
Apesar de pronto para a inauguração, o novo prédio ainda recebe algumas obras internas de lojas. O terminal de ônibus do novo terminal está sendo finalizado e deve ficar pronto até o início da Copa do Mundo. Uma esteira ligará o Terminal 2 ao novo. O estacionamento que dá acesso ao Terminal 3 está pronto desde maio de 2013.
No total 24 companhias aéreas irão operar na nova ala, porém apenas três (TAP, Lufthansa e Swiss) se instalarão no local no início das opreraçõs. Até a Copa mais cinco companhias já terão se transferido para Terminal 3: United, Air China, Turkish, South African Airways e Singapore. Segundo a GRU Airport, estas oito empresas juntas representam 25% dos voos internacionais de Guarulhos.
Somente em setembro, a TAM e a American Airlines, companhias que mais fazem voos internacionais, irão se instalar no novo Terminal, atingindo a marca de 80% do total de voos internacionais.
O Terminal será inaugurado sem alguns dos serviços previstos, como sistema eletrônico e despacho de bagagens e sem os dois hotéis prometidos. Um dos hotéis será aberto em 2015 e o outro somente em 2016. A GRU Airport, porém, garante que os equipamentos atenderão com eficiência e qualidade os passageiros.