Apesar da confirmação do primeiro caso de suspeita do coronavírus, investigado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), as operações de voos provenientes da China, com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, seguem normais. A GRU Airport, informou que “ainda não foi orientada a realizar qualquer ação prática nas áreas públicas dos terminais”.
Por semana, o aeroporto conta com dois voos diretos para a China, operados pela AirChina. Os voos fazem uma escala em Madrid, apenas, mas sem conexão. A operação acontece de quinta e domingo. O horário de pouso é 14h50 e partida, no mesmo dia, às 18h50.
A GRU Airport informou ainda que qualquer medida deverá ser tomada pela Anvisa na área de imigração.
Em Belo Horizonte, a SES-MG investiga o caso de uma mulher de 35 anos que esteve em Xangai, na China, e desembarcou na capital mineira no sábado, 18/01. No diagnóstico os médicos definiram que a paciente apresenta “sintomas respiratórios, compatíveis com doença respiratória viral aguda”.
A Anvisa definiu medidas iniciais para orientar os pontos de entrada em portos, aeroportos e fronteiras sobre o novo coronavírus. Nestes pontos as equipes de vigilância sanitária e postos médicos estão alertas para identificar casos suspeitos.
Sobre o coronavírus
Os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars-CoV).