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VW Amarok V6, picape grandalhona com vocação e força de carro esportivo

Os números impressionam. Vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos. Atinge velocidade máxima de 190 km/h (limitada eletronicamente). Conta com 258 cavalos de potência. Não se trata de um simples carro esportivo, mas de uma picape “grandalhona”, que tem desempenho de gente grande. O Carro Express avaliou durante uma semana a versão Highline da VW Amarok 3.0 V6 TDI, um degrau acima da picape oferecida no Brasil há cerca de uma década.

Com uma nova calibração da central eletrônica, o propulsor passou dos 225 cv para 258 cv, um ganho significativo de 33 cv. entregues entre 3.250 rpm e 4.000 rpm. Outra importante novidade é a função ‘Overboost’, que permite, durante 10 segundos, que o motorista tenha um incremento notável de 14 cv, elevando a potência total da Amarok para 272 cv. Esta função está disponível quando a picape roda entre 50 km/h e 120 km/h. Este recurso é ideal para uma ultrapassagem em subida com a caçamba lotada, por exemplo. Depois de utilizada, a função ‘Overboost’ volta a estar disponível após apenas 5 segundos de intervalo.

Este é o principal atrativo desta picapona, que conta ainda com a transmissão automática de oito marchas, que também passou por uma recalibração. O resultado são trocas suaves e praticamente imperceptíveis, garantindo conforto e eficiência energética. Este câmbio permite ainda trocas manuais pela alavanca ou pelas aletas (Shift Paddles) atrás do volante.

Assim como a transmissão automática, a tração integral 4MOTION foi mantida, garantindo capacidade e segurança máxima, especialmente em situações fora de estrada, como em pisos de terra, cascalho ou muito acidentados. Outros recursos eletrônicos de série na picape Volkswagen são o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida), HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida), BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração), EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), freios ABS off-road, RBS (sistema de frenagem na chuva), freios com discos ventilados nas rodas traseiras, airbags frontais e laterais para motorista e passageiro, e Post Collision Brake (sistema que para o veículo após uma batida frontal).

Ao longo de uma semana com a Amarok V6, a impressão é de estar no comando de um carro esportivo, com elevado nível de conforto. Suas dimensões externas (5.254 milímetros de comprimento, 3.097 milímetros de distância entre os eixos, 1.834 milímetros de altura e 1.944 milímetros de largura) não inibem de um transitar ágil e rápido até mesmo nas mais apertadas ruas da cidade. Na estrada, tem desenvoltura excelente. Precisa se segurar para não avançar a velocidades não permitidas. Tudo muito rápido e ao leve toque no acelerador as respostas são precisas.

 

No conforto, destaque para o ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, bancos dianteiros (motorista e passageiros) com ajustes elétricos, câmera de ré, chave e chave reserva tipo canivete com comando remoto, função Coming & Leaving Home, Piloto Automático (controle automático de velocidade), display multifuncional com computador de bordo ‘Premium Color’, faróis bixênon com luz de condução diurna (DRL) em LED e regulagem de altura, faróis de neblina com luz de conversão estática, indicação de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos, aquecíveis e rebatíveis eletricamente, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, travas e vidros (nas quatro portas) elétricos, sistema de alarme com comando remoto ‘keyless’, volante com regulagens de altura e profundidade, e bancos, volante multifuncional, alavancas de câmbio e de freio de estacionamento revestidos parcialmente em couro.

Em termos de conectividade, a intuitiva central de infotainment Discover Media com App-Connect, CD-player/MP3, conexão Bluetooth, entradas USB, SD-card (2) e aux-in, sistema de navegação nativo e tecnologia de espelhamento de smartphone via Apple CarPlay e Android Auto.

O preço fica próximo dos R$ 260 mil, quase R$ 1 mil por cavalo de potência.

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens: Diego Secco – Guarudrone / Edição: Paulo Uemura

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