Já imaginou subir uma serra, numa rodovia de pista dupla, por mais de 40 quilômetros, ao volante de um hatch médio, numa tocada na casa dos 100 km/h, sem precisar pisar no freio ou no acelerador uma vez sequer? Veja como isso é possível.
Você aciona o ACC no pé da serra. Coloca como velocidade máxima 100 km/h (compatível com a rodovia que tem à frente). Segue o fluxo entre os carros que se preparam para enfrentar as subidas e curvas que tem pela frente. Percebe um sedã alemão que se aventura a abrir a fila à sua frente. Pronto. Cenário perfeito para testar um dos equipamentos tecnológicos mais interessantes oferecidos no Golf 250 Highline com o motor 1.4 TSI Total Flex, que o GuarulhosWeb avaliou durante uma semana.
O Controle Adaptativo de Velocidade e Distância, conhecido como ACC, é um sistema que usa um sensor de radar integrado à dianteira do veículo. O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a melhor condição de segurança).
Com ele, foi possível vencer a serra, na rodovia Mogi-Bertioga, na subida, sem pisar uma vez sequer no freio ou no acelerador. Trata-se de um equipamento antes disponíveis apenas em importados e carros maiores de luxo, mas que é oferecido nesta versão do Golf como equipamento opcional. Pode até ser um detalhe a mais. Mas demonstra o quanto está evoluído o hatchback premium da Volkswagen que atravessa várias décadas oferecendo o que há de melhor em performance, desempenho e tecnologia.
É um carro completo, delicioso de se conduzir nas mais diferentes condições. O motor 1.4 turbo se destaca pela facilidade em arrancar e deslanchar até velocidades altas, sem titubear. O câmbio automático (transmissão automática de 6 marchas com conversor de torque e função Tiptronic AQ250-6F) responde de forma rápida e precisa, o que torna o dirigir – até de forma esportiva – muito mais agradável. Vale ressaltar que este motor desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) a 4.500 rpm. Seu torque máximo, de 250 Nm (25,5 kgfm), surge a apenas 1.500 rpm, independentemente da mistura de combustível. Ou seja, é pisar e sentir as respostas.
Segundo a VW, o Golf Highline acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge 203 km/h de velocidade máxima. Na avaliação, não chegamos a tudo isso. Porém, foi possível perceber que ele vai com muita facilidade a velocidades maiores, sempre à mão.
E não é só no desempenho que o Golf agrada. Conta com volante multifuncional revestido de couro e com aletas para trocas de marcha; sensores de chuva e crepuscular e sistema “coming&leaving home”, que mantém os faróis acesos por determinado período (programável pelo computador de bordo). Também tem retrovisor interno eletrocrômico, controlador automático de velocidade (“cruise control”) e câmera traseira para estacionamento. As rodas de liga leve de 16 polegadas são novas, com desenho Venturi. As lanternas traseiras são de LED.
Todos esses itens se somam aos sete airbags; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; bloqueio eletrônico do diferencial EDS e XDS+; controle eletrônico de estabilidade (ESC) e ar-condicionado Climatic. Há ainda sistema “Kessy” para abertura/travamento das portas e partida do motor sem uso direto da chave (chave presencial) e luz ambiente na cabine. Traz, ainda, ar-condicionado Climatronic de duas zonas; sistema start-stop, que desliga e liga o motor em paradas de semáforo, por exemplo; e bancos revestidos de couro.
Itens opcionais disponíveis no modelos avaliado deixam o Golf ainda mais bonito e agradável como teto solar, rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho “Karlskoga”. Fora o pacote Premium, que integra sistema ACC com Front Assist e City Emergency Brake, sistema Pro Active, sensor de fadiga, sistema FLA de ajuste automático de farol alto, faróis de LED, sistema Park Assist 2.0 e o sistema de infotainment Discover Media.
O preço de tabela, sem os opcionais, e de R$ 115 mil. Salgado? Um pouco. Mas é delicioso.