Carro

VW Golf Highline TSI 1.4 reúne potência, conforto e tecnologia

Há décadas, o Volkswagen Golf habita o imaginário de jovens que desejam um carro compacto com características esportivas. No Brasil, desde 1994, quando estreou por aqui a lendária versão GTI, o modelo atravessa gerações sempre despertando o mesmo desejo, que inclui performance, tecnologia e prazer ao dirigir.
 
 
 
E o Golf não para de se renovar. Há hoje disponível várias versões, três com motorização turbo (1.0, 1.4 e 2.0), além de uma 1.6 convencional. O GuarulhosWeb avaliou o 1.4 TSI Highline automático durante uma semana, um intermediário que talvez seja o que apresente o mais interessante custo benefício, tanto em desempenho como em consumo, apesar do preço parecer salgado: R$ 106.555,00.
 
Agradável de se ver, o Golf mantém um estilo esportivo, com linhas dinâmicas e modernas, que vão se atualizando junto com a evolução da identidade VW. Também em tecnologia oferece tudo de bom, apresentando-se como um carro completo, que garante o máximo de satisfação ao dirigir.
 
A versão avaliada trazia todos os equipamentos opcionais disponíveis, incluindo o sistema ACC (Controle Adaptativo de Distância e Velocidade). Ele faz a varredura da área à frente do veículo usando o radar na dianteira, permitindo que seja possível detectar o trânsito à frente, e quando um veículo lento muda de faixa. Ou seja, se o carro da frente diminui a velocidade, ele acompanha. E vice-versa até o limite escolhido pelo motorista, de forma simples e dedutível.
 
 
 
Motor flex oferece 150 cavalos de potência
 
O motor 1.4 TSI Flex oferece 150 cavalos de potência máxima, o que garante a força necessária para enfrentar bem os desafios do dia a dia, sem fazer feio. Números da VW indicam velocidade máxima de 202 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. Nada mal. Na avaliação, deu para perceber que o carro arranca com facilidade, além de evoluir de forma muito satisfatória até velocidades mais altas.
 
No consumo, boas surpresas. Na estrada, com gasolina apresenta marcas próximas aos 15 km/l. E na cidade, fica entre 10 e 12 km/l, o que pode ser considerado um número excelente por se tratar de um carro de desempenho acima da média.  
 
O câmbio Tiptronic automático de seis velocidades garante trocas de marchas precisas e suaves, sem solavancos. As respostas são tranquilas. Somente em momentos de aceleração mais forte, percebe-se um certo retardo na hora de acelerar, logo seguido pela subida de giro repentina e a atuação do conversor de torque. Quando se tem um pouco mais de paciência na hora de pisar no acelerador, tudo fica mais tranquilo.  
 
Na condução, firmeza e segurança, até nos momentos em que você entra mais forte numa curva. Ele se mantém na mão sem aplicar qualquer susto, quase uma característica que acompanha o Golf há várias gerações.
 
 
 
 
 
Equipamentos de série:
 
7 airbags (2 frontais com desativação do passageiro, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista)
 
"ESC" – controle eletrônico de estabilidade e "ASR" – controle de tração
 
"ABS" – freios com sistema antitravamento e "EBD" – distribuição eletrônica de frenagem
 
Transmissão automática de 6 velocidades
 
Direção elétrica
 
Ar-condicionado digital de duas zonas "Climatronic"
 
Rodas de liga leve aro 16" – "Dover" com pneus 205/55 R16
 
"Park Pilot" – sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
 
Sistema infotainment "Composition Media" com tela touchscreen de 6,5", sensor de aproximação e Bluetooth
 
Volante multifuncional em couro com comandos do rádio, computador de bordo, piloto automático e "Shift Paddles"
 
 

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