Você algum dia imaginou que poderia andar em um Volkswagen que custa acima de R$ 200 mil? Contrariando completamente a imagem construída pela marca ao longo de várias décadas de ser sinônimo de carro barato e econômico, a VW se sofisticou à ponto de trazer ao mercado brasileiro um automóvel de alto luxo e conforto, que concorre em pé de igualdade com outros modelos europeus. E com pitadas de esportividade, que deixam qualquer condutor mais afoito babando…
Trata-se do Passat CC, um cupê quatro portas, de teto baixo, que conta com um excelente motor 3.6 litros que oferece nada menos do que 300 cavalos de potência e números que o colocam entre os mais rápidos oferecidos no país. O Farol Autos avaliou durante 10 dias e 700 quilômetros um exemplar desta "maravilha", que é comercializada por módicos R$ 208.024,00.
Achou caro? Pode até parecer para os padrões brasileiros, mas o Passat CC não fica devendo em nada no mercado de luxo. Ideal para quem quer espaço interno, mas não abre mão de uma condução esportiva. O porta-malas dele é um absurdo: 452 litros de capacidade, algo incomum em modelos que apresentam alto desempenho. Ou seja, ainda é ideal para ser o carro da família.
O teto baixo, a princípio, causa uma sensação estranha, que até parece de aperto. Mas basta vestir o carro para perceber que ele é na medida certa e oferece uma série de equipamentos a motorista e passageiro, que garantem conforto digno dos grandes. Basta dar uma olhada na lista de equipamentos oferecidos para constatar isso, mas há que se destacar o sistema de ar condicionado digital bi-zone, bancos com ajustes elétricos e que podem ser aquecidos (ideal até para esses dias de temperaturas mais baixas), sistema multimídia no painel central, que inclui GPS e computador de bordo.
Fora que o Passat CC, que tem o tamanho de um sedã grande, facilita o trabalho do motorista, ao apresentar o sistema Park Assist, que estaciona até em vagas mais apertadas tanto na rua como nas perpendiculares, dentro de shoppings ou em supermercados.
Na estrada, esportividade e segurança
O Passat CC na estrada tem desempenho de um verdadeiro carro esportivo, graças a seu motor 3,6 litros em V, que gera 300 cavalos de potência. O câmbio DSG de seis marchas é perfeito. Faz as trocas na hora certa, sem deixar a força cair. Dificil é respeitas os limites de velocidade. Mesmo assim, o Farol Autos, em condições de teste, pode perceber até onde ele vai.
Numa rodovia de mão dupla entre o litoral paulista e a capital, mesmo na subida da serra, o Passat CC se comportou como um belo esportivo, sempre à mão mesmo nas curvas mais fechadas, mantendo a velocidade em alta. Com o câmbio na posição D, as trocas precisas permitiam ter perfeito controle sobre a máquina. Em seguida, ao passar para o S, que indica condução esportiva, o motor canta mais alto um pouco antes e o carro vai mais além ainda. Uma delícia.
A todo momento, a sensação de segurança prevalece. Aquela coisa de você ter a convicção de que – mesmo diante de possíveis obstáculos – o controle do veículo é seu. E é assim mesmo. Na necessidade de uma frenagem inesperada, nenhuma dificuldade para reduzir ou mesmo parar a máquina. Sem sustos, o que é melhor.
O que ele oferece
-
ABS / ASR / ESP
-
Airbag para motorista e passageiro + Airbag lateral dianteiro + Airbag tipo cortina
-
Aplicações decorativas em alumínio escovado no painel
-
Ar-condicionado Climatronic com duas zonas
-
Bancos revestidos em couro
-
Bancos dianteiros com ajuste elétrico / aquecíveis – lado do motorista com memória
-
Chave de ignição eletrônica
-
Display multifuncional / Computador de bordo
-
Console central com dois portacopos e cobertura escamoteável
-
Descansa braço central (dianteiro e traseiro)
-
Espelho retrovisor externo c/controle elétrico, rebatível, aquecível, com antiofuscamento automático e memória do lado do motorista
-
Estepe em roda de liga leve
-
Faróis Bi-Xenon direcionais + lavador de faróis + regulagem dinâmica do facho + Acendimento automático (ALS)
-
Faróis de neblina e lanterna traseira de neblina
-
Freio de estacionamento eletrônico + Função Auto-hold
-
Controle automático de velocidade
-
Rádio CD player RCD510 Touchscreen MP3 + 8 Altofalantes + Tomada Aux-in (console central)
-
Pneus 235/40 R18" + Indicador de perda de pressão dos pneus
-
Sensor de chuva + Espelho retrovisor interno com antiofuscamento automático
-
Sensor de estacionamento dianteiro / traseiro
-
Travamento central elétrico com controle remoto
-
Volante de direção multifuncional com controle do câmbio Tiptronic
-
Park Assist
Ficha técnica
Motor: 3.597 cm³
Torque máximo: 350 Nm a 2.400 rpm
Transmissão: automatizada de dupla embreagem DSG Tiptronic de 6 velocidades
Direção: Tipo Elétrica
Freios: Duplo circuito hidráulico, servofreio a vácuo. ABS de série.
Rodas: liga leve (8Jx18)
Pneus: 235/40 R18
Comprimento: 4.799 mm
Largura: 1.855 mm
Altura: 1.417 mm
Distância entre eixos: 2.708 mm
Porta-malas: 452 litros
Tanque de Combustível: 68 litros
0-100 km/h: 5,6 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Preço: R$ 208.024,00