Você já deve ter ouvido alguém falar que chegar um dia em que os carros iriam estacionar sozinhos, não? E que eles andariam sozinhos pelas estradas? Ainda não é possível descartar a figura do motorista, mas já tem carro bem perto de tudo isso. Eles não aparecem apenas em filmes futuristas ou em programas que mostram as novidades tecnológicas do outro lado do mundo. Alguns já rodam entre nós. O HOJE andou com um carrão desses durante dez dias e traz aqui um pouco das sensações possíveis a partir desta experiência.
O carro é um Volkswagen Passat Variant, que traz um eficiente motor TSI 2.0 com 211 cv e câmbio DSG de seis marchas em sua sétima geração que nada lembra os modelos fabricados no Brasil nas décadas de 70 e 80. Este vem da Alemanha e traz na bagagem inovações tecnológicas até agora encontradas apenas em carros de categorias superiores e modelos de alto luxo.
No interior, materiais de primeira linha, novos assentos, acabamento das portas e iluminação ambiente. O console central modificado ressalta os instrumentos redesenhados, visualmente atraentes e agradáveis ao toque. Coisa de gente grande. Extremamente silencioso, graças a materiais de isolamento integrados à área do painel e às portas que filtram os ruídos externos e do motor. Ou seja, sobra conforto para motorista e demais ocupantes. A suavidade da suspensão chama a atenção até de quem está acostumado com automóveis de alto luxo.
Carro encontra vaga e estaciona
A Variant, station wagon da linha Passat, apesar de não contar com a preferência dos brasileiros que pendem mais para modelos sedãs, é fantástica desde o momento em que você tem o primeiro contato com o modelo. Mas em duas condições em especial, ele chama a atenção frente ao que tem no mercado atualmente. O primeiro é o Park Assit II, item opcional, que facilita a vida de quem tem dificuldades para estacionar até em vagas mais apertadas, tanto de ruas, como em supermercados ou shoppings centers.
Basta apertar um botão no console central que o Passat Variant enxerga os espaços disponíveis, paralelos ou perpendiculares à via, e passa a indicar – no painel – os comandos necessários para encaixá-lo com precisão de centímetros. São 12 sensores ultrassônicos (quatro à frente, quatro à ré, dois à esquerda e dois à direita, com alcance de 4,5 metros).
Funciona assim: o motorista – em velocidade abaixo de 40 km/h – dá seta para o lado em que pretende encontrar uma vaga e aciona o sistema. Ele começa a procurar a vaga. Tão logo a identifique (precisa ter apenas 80 centímetros a mais que o comprimento do veículo), mostra no painel central o momento exato de pisar no freio e engatar a marcha ré. Neste momento, tire a mão da direção e passe a olhar para a tela central, que mostra – por meio de uma câmera – a manobra, além de sinais sonoros. Há a necessidade apenas de controlar o freio até o momento em que o sistema manda parar e engatar D. Mais uma vez, a direção trabalha sozinha e conclui o procedimento. Um show.
Anda sozinho
Outro equipamento de tirar o chapéu disponível no Passat Variant é o ACC (Adaptive Cruise Control), que funciona como um controlador de velocidade e distância. Diferente dos pilotos automáticos, disponíveis até em modelos compactos, ele não se limita a rodar numa velocidade pré-determinada. O carro acelera e desacelera dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Em todas as situações, o motorista segue no comando, responsável pelas decisões à direção: é possível sobrepassar o sistema a qualquer momento, desligando-o ou ao utilizar os pedais do freio ou do acelerador.
O ACC é ativado por um controle posicionado no volante. O motorista seleciona a velocidade desejada, a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente (e o modo de resposta dinâmica (Comfort, Normal ou Sport). É do tipo ver para crer. Você aciona o equipamento mas fica com um pé atrás (ou melhor, pronto para pisar no freio), até ir se acostumando com o sistema e percebendo toda sua eficiência, que se traduz em conforto e – melhor – segurança.
Motor esbanja em potência e economia
Também quando se acelera o Passat Variant demonstra excelente eficiência. O motor 2.0 TSI do novo Passat ganhou 11 cv em relação ao usado na versão anterior. Chega sem dificuldades à velocidade máxima de 210 km/h. A versão Variant leva 7,7 segundos para chegar aos 100 km/h. Nada mal para um carro deste porte.
No consumo de combustível, mais boas notícias. Chega a fazer entre 12 e 13 km/l de gasolina na estrada, rodando com ar condicionado acionado e sempre no limite máximo permitido. Na cidade, não faz menos do que 9 km/l. Ou seja, eficiência a toda prova.
Tudo isso é possível graças a uma transmissão DSG, com dupla embreagem e seis marchas, que garante alto desempenho na troca de marchas.
Inovações tecnológicas:
Detecção de Fadiga – O equipamento detecta a perda de concentração do motorista e o avisa através de um sinal auditivo com cinco segundos, além de uma mensagem visual no painel de instrumentos.
Faróis bi-xenônio – Opcionais, são complementados por dois conjuntos de 15 LEDs, que emolduram cada um dos faróis duplos.
Bloqueio Transversal do Diferencial XDS – É uma extensão funcional do bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) integrado no sistema eletrônico de estabilidade (ESP).
Park Assist, Geração II – Ajudavam a estacionar o carro em vagas paralelas e perpendiculares.
ACC (Adaptive Cruise Control) – Funciona como um controlador de velocidade e distância.
Monitoramento da Pressão dos Pneus – O motorista pode corrigir a pressão incorreta em qualquer um dos pneus. Caso a pressão caia para níveis considerados perigosos, o motorista será alertado visual e acusticamente.
Teto Solar Panorâmico – 300% maior que um convencional. A seção dianteira do teto bipartido se estende além da coluna B e pode ser aberta totalmente ou por inclinação.
Ficha Técnica
Motor 2.0L TSI
Potência máxima 211cv
Transmissão DSG 6 velocidades Tiptronic
Velocidade máxima 210 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h 7,7 segundos.
Dimensões
Largura 1.820 mm
Comprimento 4.771 mm
Altura 1.488 mm.
Porta-malas 513 litros
Rodas de liga-leve 7 ½ Jx17" modelo Fontana
Pneus 235/45 R17
Preço R$113.130
Módulo conforto R$19.509,00 (Bancos dianteiros climatizados com ajuste elétrico e memoria/Farois bi-xenon com LED/Sistema Kessy de entrada/partida sem chave/Park Assist II).
ACC R$5.160,00
Teto solar panorâmico (Variant) R$5.845,00
Rádio com navegador R$2.500,00