Quando a Fiat lançou sua picape compacta Strada com cabine dupla, houve uma certa indignação do mercado. Para que serviria o carro que perdia espaço na caçamba para acomodar mais dois passageiros se essa não é a vocação de uma picape? O sucesso nas vendas do modelo mineiro de Betim fez com que a concorrência se mexesse. Até então Fiat e Volkswagen brigavam pelo mercado da cabine simples e estendida, enquanto só a primeira oferecia a opção dupla.
Em setembro, chegam às concessionárias Volkswagen a Saveiro Cabine Dupla que, diferente do modelo da Fiat, chega oferecendo – em tese – espaço para motorista e mais quatro passageiros. A Strada que neste ano ganhou uma terceira porta traseira para facilitar o acesso leva apenas dois no banco de trás e olhe lá.
Disponível em três versões (Trendline, Highline e Cross) e com duas opções de motores, a Saveiro Cabine Dupla traz uma série de inovações, segundo informa o fabricante. Incluindo ela, a família agora conta com com sete configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, com motorização 1.6l MSI com potências de 104 cv e 120 cv (etanol).
A Saveiro Cabine Dupla marca também a estreia da versão Highline, com visual e conteúdo diferenciados. Ela chega ao mercado com freio a disco nas quatro rodas e três apoios de cabeça no banco traseiro de série em todas as versões, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), freios ABS com função off-road, controle de partida em rampa (hill hold) e o melhor índice de reparabilidade da categoria, de acordo com o Cesvi Brasil.
Diferente da concorrente, o habitáculo da Saveiro Cabine Dupla conta com 1.339 mm de espaço para os ombros – 79 mm a mais do que a Strada. O espaço interno para a cabeça também é um diferencial no segmento: a Saveiro Cabine Dupla tem 1.009 mm no banco dianteiro (23 mm a mais do que a Saveiro Cabine Estendida) e 945 mm de espaço para a cabeça no banco traseiro. O modelo Volkswagen oferece também mais espaço para as pernas entre o banco traseiro e dianteiro, superando o modelo concorrente, segundo informa a VW.
Ainda no banco traseiro, destaque para a posição mais elevada do assento (ponto “H”). Essa altura adicional (95 mm) em relação aos bancos da frente favorece a ergonomia dos passageiros traseiros e melhora a visibilidade de quem está sentado no banco de trás, que conta com um apoia-braço de cada lado. Assim como a ampla área envidraçada, outro destaque é a circulação de ar dentro da cabine. Os vidros laterais traseiros são basculantes, uma exclusividade da picape Volkswagen na categoria. Outro recurso que contribui para segurança é o desembaçador do vidro traseiro (item de série para todas as versões Cabine Dupla), também inédito no segmento.
Já a caçamba da Cabine Dupla conta com 1.106 mm de comprimento no assoalho. Outro diferencial no segmento é o local de instalação do pneu sobressalente (estepe), que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga. Todas as versões da configuração Cabine Dupla têm distância entre-eixos de 2,75 metros e caçamba capaz de acomodar 580 litros.
Modelos/Preços/Motor
SAVEIRO TRENDLINE CD 1.6 — R$ 47.490 – Motor 1.6 EA111, de oito válvulas e 104 cv.
SAVEIRO HIGHLINE CD 1.6 — R$ 52.720 – Motor 1.6 EA111, de oito válvulas e 104 cv.
SAVEIRO CROSS CD 1.6 — R$ 59.990 – Motor 1.6 EA211, de 16 válvulas e 120 cv
• Trendline – traz recursos inéditos no segmento, especialmente quando o assunto é segurança. De série, a picape Volkswagen conta com freios a disco nas quatro rodas com as funções ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado. Outro recurso que merece destaque é o Comfort Blinker, item que possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a ala vanca de seta completamente.
• Highline – traz friso lateral cromado. Além de todos os recursos presentes na versão Trendline, a nova versão Highline da Saveiro Cabine Dupla recebe ainda mais itens de conforto e de aparência, como por exemplo: ar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, para-brisa degradê, acabamento preto na coluna B, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas (pneus 205/60 R15) com calotas exclusivas. Outro equipamento de série da versão Highline é o Park Pilot (sensores de estacionamento traseiros) com OPS (Optical Parking System) – este mais uma exclusividade na categoria.
• Cross –é equipada, além de todos os itens da configuração Highline, com volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura (30º) e distância (50 mm), exclusiva rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus 205/60 R15 de uso misto) e faróis com a função Coming & Leaving Home.
O que elas oferecem
• Controle de estabilidade (ESC) – A Saveiro Cross Cabine Dupla incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
• ABS off-road – Outra inovação do utilitário são os freios ABS com função off-road. Esse recurso reforça os freios em estradas não pavimentadas, uma exclusividade que estreia no segmento das picapes compactas de cabine dupla. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.
• BAS – Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito entre as picapes compactas cabine dupla. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.
• ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração – O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.
• EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.
• HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.
• Novo motor 1.6l MSI, da família EA211 – A Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211. Com até 120 cv (etanol), esse motor conta com quatro válvulas por cilindro, sistema de partida a frio aquecida (que dispensa o tanque auxiliar de combustível), coletor de escape integrado ao cabeçote, bloco e cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas, duplo circuito de arrefecimento e duplo comando válvulas integrado à tampa do cabeçote.