William Russell, ator britânico que foi um dos quatro membros originais da série <i>Doctor Who</i>, morreu aos 99 anos na última segunda-feira, 3. A informação foi confirmada na terça-feira, 4, pelo jornal <i>The Guardian</i>. A causa da morte não foi divulgada.
Ele fez sua estreia como o professor Ian Chesterton na primeira temporada série, em 1963, e permaneceu no elenco até 1965. Em 2022, o ator retornou ao programa para uma participação especial no episódio final de Jodie Whittaker, quebrando o recorde do <i>Guinness Book</i> de maior intervalo entre aparições na TV de um mesmo personagem.
No X (antigo Twitter), a conta oficial de Doctor Who lamentou a morte do ator. "Estamos tristes de informar a morte de William Russell, uma lenda na história de <i>Doctor Who</i> – que interpretou um dos primeiros e originais companheiros do Doutor, Ian Chesterton."
Russell T. Davies, responsável pelo reboot de Doctor Who, também prestou suas condolências em suas redes sociais. "Que triste perda … Um ator ágil, espirituoso e sincero, que transmitiu a verdade daqueles primeiros anos".
Além de <i>Doctor Who</i>, William Russell também participou da série <i>The Adventures of Sir Lancelot</i> e de filmes como <i>O Homem que Nunca Existiu</i>, <i>A Morte ao Vivo</i> e <i>Superman: O Filme</i>.