Mais três equipes apresentaram neste domingo os seus carros para a temporada de 2015 da Fórmula 1. Pouco antes do início da primeira sessão de testes coletivos no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, três das favoritas ao título mostraram seus monopostos para a imprensa e torcedores presentes. Foram os casos da Williams, Mercedes – a atual campeão de construtores – e Red Bull.
Os carros da Williams para este ano teve poucas mudanças em relação à temporada. Foram apenas algumas alterações no bico e na parte frontal. Com um bom desempenho de seus pilotos – o brasileiro Felipe Massa e o finlandês Valtteri Bottas – em 2014, a equipe espera muito mais agora.
“O que nós fizemos no ano passado nos deixa muito esperançosos para esta temporada. Estou muito animado em continuar este trabalho com Valtteri, um piloto com muito talento que pode oferecer muito a mim e à equipe”, disse Massa, neste domingo, em Jerez de la Frontera.
Claire Williams, chefe da equipe e filha do dono Franck Williams, vê muitos ensinamentos adquiridos na temporada anterior. “A equipe aprendeu e se desenvolveu muito em 2014 e isso nos tornou uma equipe melhor e mais bem preparada para os desafios que enfrentaremos nesta nova temporada”, afirmou.
De modo bem modesto, como a Williams, a Mercedes mostrou seus carros e os pilotos – o inglês Lewis Hamilton, o atual campeão, e o alemão Nico Rosberg, o vice. E aposta em mais um ótimo campeonato – ganhou o título de construtores em 2014 com quase 300 pontos de vantagem. “Muito antes do final da temporada passada, o trabalho de desenvolvimento do nosso carro de 2015 já era a nossa prioridade. E vai ser muito perigoso ficar apenas curtindo os louros depois de 2014”, comentou Toto Wolff, chefe da equipe.
CAMUFLADO – A Red Bull resolveu inovar em sua primeira aparição pública neste domingo. É de forma provisória, que não acontecerá durante o campeonato, mas os seus carros em Jerez de la Frontera estão camuflados em preto e branco, ao invés da tradicional cor azul com detalhes em vermelho e amarelo. A estratégia é uma maneira encontrada pelos engenheiros da equipe para tornar mais difícil a observação de componentes do carro por equipes rivais, que se aproveitam de fotografias e vídeos para isso.
Para não correr tantos riscos de “espionagem”, a Red Bull não promoveu nenhum lançamento oficial do modelo RB-11. Foi direto para a pista com o australiano Daniel Ricciardo neste primeiro dia de testes coletivos. “Tivemos uma escala de trabalho muito puxada para deixar o carro pronto a tempo para o primeiro teste. Mas isso é normal. Se você não estiver no limite, significa que você não está tentando dar o seu melhor e trabalhando o mais duramente possível”, disse Christian Horner, o chefe da equipe.