Estadão

Xavi discorda de pessimismo de Guardiola sobre combate ao racismo na Espanha

Os episódios de racismo sofrido por Vinícius Júnior no Campeonato Espanhol seguem sendo tema de discussão. Dias após o fatídico jogo entre Valencia e Real Madrid no Estádio de Mestalla, que levaram a questão ao seu ápice, os técnicos e ex-companheiros de Barcelona, Xavi Hernández e Pep Guardiola discordaram sobre como o preconceito racial será combatido no país.

O comandante do Manchester City acredita que é um problema global, mas foi enfático ao dizer na última sexta-feira, 26, que não está muito otimista em como a Espanha irá superá-lo pela vivência que tem de lá.

Neste sábado, o atual comandante do Barcelona admitiu pensar diferente do amigo e antigo colega de equipe. Segundo ele, cada atitude contribui para a educação a respeito do tema.

"Olha, concordo com Pep em quase tudo, mas nisso discordo", disse Xavi em coletiva de imprensa. "Acho que é uma questão educacional. Se ficarmos como estamos, não avançamos. Mas se o jogo e os jogadores forem para casa, já estamos educando as pessoas", complementou. Ele acrescentou que as autoridades do esporte e políticas devem tratar do assunto com responsabilidade, mas se vê no papel também de orientar as novas gerações.

Para Guardiola, o Campeonato Espanhol deveria tratar o racismo da mesma forma que o Campeonato Inglês, que, segundo ele, é "rigorosa" e "sabe o que tem que fazer" com episódios do tipo. No caso da La Liga, ainda há incertezas sobre punições, o que também foi tema de debate na semana.

O Tribunal Administrativo de Esportes (TAD) da Espanha derrubou, neste sábado, uma medida cautelar do Valencia que pedia a suspensão da interdição parcial de parte das arquibancadas do Mestalla por conta dos atos contra Vinícius Júnior. Com a decisão, o clube vai enfrentar o Espanyol sem poder contar com a lotação máxima no confronto que está marcado para o domingo, pela penúltima rodada do campeonato.

Posso ajudar?