Política

Xerife amplia vantagem na liderança e abre cinco pontos para 2º colocado, mostra pesquisa

Pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira, 16, confirma o crescimento da pré-candidatura de Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) no último mês. A Intelligence Pesquisa e Comunicação revela que ele aparece em primeiro lugar isolado, com 29% das intenções de voto, contra 24% do segundo colocado, o ex-prefeito do PT Elói Pietá (agora no Solidariedade). A matéria foi publicada nesta sexta-feira pelo Diário de S.Paulo.

Em 7 de junho, o mesmo instituto já apontava o crescimento do Xerife, que aparecia em primeiro lugar com 25%, contra 24% de Elói. Ou seja, enquanto o pré-candidato apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo prefeito Guti (PSD) avançou 4 pontos, o ex-petista seguiu estagnado nos mesmos 24%.

Os dois primeiros seguem bem distantes do segundo pelotão, em que o pré-candidato do PT, o deputado federal Alencar Santana, agora aparece em terceiro lugar com 10%, ultrapassando o vereador Lucas Sanches do PL, que está com 9%. O deputado estadual Márcio Nakashima (PDT) segue em quinto com 7%.

Bem atrás, num terceiro pelotão, vêm o vereador do Novo, Thiago Surfista com 4%, apenas 1 ponto à frente do ex-vereador Waldomiro Ramos (PSB) que tem 3%. Brancos e nulos somam 8% e Não sabem/não responderam foram 6%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de julho pelo Intelligence, que ouviu 600 eleitores, sob um modelo de amostragem de conglomerados em 3 estágios. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 01259/2024. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Apoio de Bolsonaro importa mais que o de Lula

O Intelligence também perguntou se o eleitor votaria em um candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ou pelo atual presidente Lula. 32% responderam que “votariam com certeza” em um candidato apoiado por Bolsonaro; 25% “talvez votariam”; 23% “não votariam de modo algum” e 20% “não souberam/não responderam.

Já em um candidato apoiado por Lula, 23% responderam que “votariam com certeza”; 22% “talvez votariam”; 33% “não votariam de modo algum” e 22% “não souberam/não responderam.

Quando questionados qual o nível de identificação de um pré-candidato a Bolsonaro, 42% responderam Xerife, 2% Lucas, 45% não souberam dizer o nome e 11% não souberam/não responderam. Já em relação a Lula, 23% associam o nome do presidente a Alencar, 6% a Pietá, 56% não souberam indicar o nome e 15% não sabem ou não responderam.

Elói segue como o nome mais rejeitado pelos eleitores

A nova pesquisa do Intelligence confirma que o ex-prefeito Elói Pietá, que foi rejeitado pelo PT e acabou abrigado no Solidariedade, comandado por Paulinho da Força em nível nacional e pelo ex-prefeito Sebastião Almeida em Guarulhos, segue como o pré-candidato mais rejeitados entre todos que se apresentaram para a disputa em 2024.

À pergunta, em quem você não votaria de jeito nenhum, Pietá lidera com 24%. O deputado Jorge Wilson tem 18%, enquanto Lucas Sanches aparece com 11%, seguido de Alencar com 10%, Waldomiro tem 8%, Nakashima e Surfista aparecem com 7% cada um enquanto o Professor Jesus (Avante) fica com 4%.

Posso ajudar?