Estadão

Xi pede esforço para vizinhos asiáticos evitarem revoluções coloridas

O presidente chinês Xi Jinping alertou sua "central de
vizinhos asiáticos" nesta sexta-feira, 16, para não permitir que estranhos os desestabilizem com "revoluções coloridas" e se ofereceu para montar um contraterrorismo regional.

Os comentários de Xi em uma cúpula de segurança com o presidente russo Vladimir Putin e líderes da Ásia Central, Índia e Irã refletem a ansiedade oficial chinesa diante de um possível apoio ocidental a ativistas pró-democracia para minar o Partido Comunista de Xi e outros governos autoritários.

"Devemos impedir que forças externas instiguem uma revolução colorida", disse ele em um discurso aos líderes da Organização de Cooperação de Xangai, referindo-se aos protestos que derrubaram regimes impopulares na antiga União Soviética e Oriente Médio.

A Organização de Cooperação de Xangai foi formada pela Rússia e China como contrapeso à influência norte-americana. A cúpula faz parte da primeira viagem de Xi ao exterior desde logo após o início da pandemia de coronavírus, há 2 anos e meio. O grupo também inclui Cazaquistão, Quirguistão, Paquistão, Tajiquistão e Uzbequistão. O Irã é um observador e solicitou a adesão plena.

Posso ajudar?