A Toyota aumenta a oferta de modelos no Brasil, com a chegada do Yaris, carro global da marca que disputa espaço no acirrado mercado dos compactos premium. Mais sofisticado que o Etios, tenta atrair consumidores mais exigentes, mas que não buscam o médio Corolla, o “carro-chefe” dos japoneses no país. O GuarulhosWeb avaliou durante uma semana a versão XL Plus Tech CVT hatch (R$ 70,6 mil), equipada com motor 1.3, o mesmo de seu irmão menor. Porém, ele se diferencia justamente pelo conceito, que destaca um visual mais harmonioso e moderno, bom espaço interno e alta qualidade – uma marca da Toyota.
Como um bom carro de origem japonesa, o Yaris – apesar do estilo mais moderno – mantém o conservadorismo tão característico da marca, em que prevalece o trinômio qualidade, durabilidade e confiabilidade. Apesar de propagar contar com um design avançado, na prática é um carro bonito, mas comum, que preza por um bom espaço interno. Mesmo na versão hatch avaliada, os passageiros sentam-se confortavelmente.
Ao volante, as vantagem e características de um autêntico Toyota prevalecem. O Yaris proporciona um rodar silencioso e macio. Dentro das características da marca, conta ainda com boas pitadas de tecnologia e segurança, ao disponibilizar em todas as versões o controle de estabilidade e tração. O XL tem motor 1.3 Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas. Apesar de um pouco tímido para a proposta do carro (oferecer algo a mais em relação ao Etios), ele dá conta para quem não exige muito e prefere uma direção mais discreta.
A motorização rende 101 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 94 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,9 kgfm (com etanol) e de 12,5 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. A transmissão automática CVT Multidrive vai bem. Privilegia desempenho sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Um software de gerenciamento simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive. Garante suavidade nas trocas e sem trancos. Apenas em momentos de aceleração muito rápida ou reduções abruptas, ele sente um pouco.
O Yaris oferce uma boa lista de itens de conveniência, tecnologia e segurança em todas as versões, como vidros e travas elétricos, controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa, faróis com regulagem elétrica e acendimento automático, roda de liga leve de 15” e faróis de neblina. Porém, mesmo na versão Plus Tech, que traz algo a mais, deixa a desejar a não oferecer de série câmera de ré ou mesmo sensores de estacionamento traseiro, itens disponíveis somente no XLS com motor 1.5.
O painel de instrumentos conta com display LCD de 2.7”, três mostradores circulares que reúnem as informações de bordo (hodômetro parcial A e B, consumo de combustível instantâneo e médio, autonomia, velocidade). Além de itens como controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo, o XL Plux Tech onta também com descansa-braços traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático e digital, chave inteligente presencial, Smart Entry e sistema de partida sem chave tipo Start Button, banco traseiro rebatido 40/60 na versão hatch.
A central multimídia tem tela de 7” sensível ao toque com funções de rádio AM/FM, MP3, entrada USB, conexão auxiliar Bluetooth®, Toyota Play+, sistema que permite espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL e com tecnologia Harman e navegador Tom Tom para sistemas operacionais IOS e Android e Waze para sistema IOS. Não é tão intuitivo e fácil de operar como em alguns concorrentes, já que necessita utilizar o aplicativo apropriado para ele.
O Yaris se caracteriza como um compacto premium. Tem 4.145 mm de comprimento, 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de distância entreeixos. A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros e o tanque de combustível comporta 45 litros. A aparência moderna, para os padrões Toyota, se fortalece principalmente na dianteira, em que os faróis se conectam diretamente a partir da grade, pintada na cor preta. O para-choque possui vincos marcantes, além de armazenar os faróis de neblina de formato arredondado que são item de série desde a versão inicial. A grade inferior na cor preta conta com desenho em forma de colmeia.
Na lateral, destaque para a linha de cintura elevada, o que confere fluidez ao conjunto. A versão hatch do Yaris ainda conta com pintura “Total Black” da coluna “C” como detalhe exclusivo, dando um aspecto de integração às colunas e proporcionando um visual esportivo e único ao modelo. Na traseira, as lanternas compõem um visual harmônico e atual com as linhas das carrocerias, sendo que em ambas, o conjunto óptico invade o porta-malas, oferecendo excelente visibilidade. Conta também com limpador e lavador do vidro, além de um aerofólio exclusivo, que garante uma sensação de continuidade das linhas do teto e apelo esportivo ao modelo.