José de Abreu esteve no centro de uma polêmica envolvendo os atores Murilo Rosa e Maria Zilda Bethlem, que, entre outras críticas, afirmaram que ele supostamente teria "mau hálito". O ator é conhecido por usar as redes sociais com frequência, se manifestando sobre diversos assuntos e fazendo críticas a vários colegas. Relembre algumas de suas principais polêmicas abaixo.
<b> Mau hálito e discussão com Maria Zilda e Murilo Rosa</b>
No fim do mês de maio de 2024 viralizou um recorte de live entre Murilo Rosa e Maria Zilda Bethlem na qual os atores faziam críticas ao colega, incluindo a de que supostamente teria "mau hálito".
José de Abreu, então, se revoltou e afirmou que Maria seria uma "ex-atriz que não detém nenhum respeito entre seus pares", enquanto nos bastidores da Globo alguns artistas usariam o termo "murilar" em tom pejorativo, em referência a Murilo Rosa, a quem Zé chamou de "ator que não sabe seu tamanho".
<b>Cusparada</b>
Em 2016, José de Abreu se envolveu numa briga com um casal num restaurante de São Paulo, supostamente por divergências políticas. O fato culminou com o ator dando uma cusparada em direção a eles. Abreu participou do <i>Domingão do Faustão</i> e deu sua versão, fazendo com que o casal tivesse uma nota lida no programa no domingo seguinte, dando a sua.
<b>Maradona</b>
Quando o craque argentino Diego Armando Maradona morreu, em 2021, José de Abreu usou o Twitter para relembrar seu contato com ele: "Conheci Maradona no carnaval, Camarote da Brahma, no sambódromo."
"Ficou num chiqueirinho na área VIP, acho que foi o primeiro a ganhar tal honra. Rosto deformado, gordo e bravo, muito bravo. Obviamente cheiradaço, branco como cera, suava em bicas. Era o que menos se divertia. RIP Sigla para Descanse Em Paz, em inglês", continuou.
O fato gerou uma série de críticas de outros usuários da rede social, por usar o termo "cheiradaço" e contar uma história em teor negativo. O ator, então, se defendeu: "Ele foi vítima, não algoz. No Brasil, viciado é bandido. No mundo real é vítima".
<b>José de Abreu x Gloria Perez</b>
Em 2019, o ator escreveu: "O Brasil está tão doido que vemos Guilherme de Pádua e Gloria Perez apoiando o mesmo espectro político! Que tempos!", uma alusão ao assassino da filha da autora, Daniella Perez, em 1992. Gloria, por sua vez, respondeu: "Você é muito canalha! Não vou revidar lembrando sua tragédia pessoal. É block e mais nada!".
<b>José de Abreu x Cássia Kis</b>
Pai de uma mulher trans, José de Abreu entrou na Justiça contra a atriz Cássia Kis alegando falas homofóbicas durante uma entrevista à jornalista Leda Nagle em outubro de 2022.
<b>José de Abreu x Carlos Vereza</b>
Em 2020, José de Abreu chamou o ator Carlos Vereza de "sem caráter", "esclerosado" e "fascista". O fato gerou uma questão judicial entre os dois.
<b>Discussão com seguidores</b>
Em abril de 2023, o ator usou seu perfil no Twitter para rebater usuários que o criticavam. "Vai cuidar da sua esposa, José de Abreu", escreveu uma como provocação. O ator rebateu: "Ela não é idiota como você, ela sabe se cuidar". Pouco depois, outro lhe chamou de "corno manso", ao que revidou: "Seu pai tinha fama. Aliás, ninguém sabe quem é".