O Zoológico de Guarulhos preparou uma programação especial para as férias escolares de julho. Os visitantes contarão com palestras e oficinas gratuitas, que serão realizadas sempre em dois horários: pela manhã, às 9 horas, e à tarde, às 13h30. Não é necessário fazer a inscrição. A entrada é gratuita. O objetivo das atividades é conscientizar a população sobre as questões ambientais e a conservação da biodiversidade.
A programação começa no dia 6, com a oficina Mão na Cobra, cuja proposta é
desmitificar a ideia de que a cobra é apenas um réptil nocivo à saúde. Para tanto, vai destacar sua importância ecológica e medicinal. A atividade interativa acontece também na sexta-feira (15).
O cardápio dos animais que vivem por lá e os de vida livre, e o manejo de espécies são alguns dos assuntos da palestra Conversando sobre o cardápio do biotério, nos dias 8 e 22. Os biólogos do Zoo realizarão oficina de pintura na terça-feira (19), para esclarecer dúvidas sobre a arara-canindé, que talvez seja a mais popular da espécie, pois muitos ainda conservam o animal silvestre como bicho de estimação, porém a prática somente é permitida com licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Para alertar sobre o tráfico de papagaios e o aumento do risco de extinção dessas aves, e também chamar a atenção para a acelerada fragmentação de seus habitats, a equipe técnica realiza palestra na quarta-feira (20). No dia 27, acontece uma roda de conversa sobre a conservação do ambiente adequado para a sobrevivência do sagui-da-serra-escuro. Além disso, vai abordar também os malefícios do tráfico deste animal silvestre em algumas regiões do Brasil.
Por fim, na última sexta-feira de julho, dia 29, acontece a oficina Pintando no Zoo – apresentando a onça pintada, que é uma oportunidade de reflexão sobre as ações feitas pela população para conservação desta espécie de felino. Os visitantes podem ainda aproveitar o passeio para conhecer centenas de animais em exposição, tais como leão, onça-pintada, pavão, lontra, tucano, coruja, macaco, lobo, furão, ema, capivara, jiboia, tartaruga, gavião, tamanduá, ouriço, quati, sagui, ganso, arara, iguana, cisne e muitos outros animais.
Localizado em uma área de 70 mil metros quadrados, na rua Dona Glória Pagnocelli, 344, no Jardim Rosa de França, o Zoo funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e tem entrada gratuita.