Cidades

Zoológico recebe grupo de pessoas com deficiência em visita monitorada

Foto: Ivanildo Porto/PMG

Um grupo de cerca de 50 pessoas, entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes, estiveram na manhã desta sexta-feira (3) no Zoológico de Guarulhos em visita monitorada promovida pela Prefeitura. Eles puderam ver de perto os mais de 500 animais de cem espécies diferentes que o parque abriga.

A cobra Raul, manuseada pela equipe de educação ambiental, foi a atração inicial do passeio, já que o público teve a oportunidade de ver o animal de perto e ainda passar a mão, além de saber mais sobre seus hábitos, sempre com a supervisão da equipe e com os avisos importantes da bióloga Flávia Queiroga, que os alertou sobre como tratar o animal. “Não precisam ter medo, ele é bonzinho, mas não podemos pegar na cabeça, nem apertar o seu corpo, tá?”, informou.

De acordo com o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Gilberto Penido, a atividade é mais uma das ações com o intuito de promover a participação de pessoas com deficiência em todos os espaços da cidade. “O zoológico é um local aberto ao público e provavelmente muitas dessas pessoas que estão aqui hoje nunca vieram anteriormente. O nosso trabalho também é esse: batalhar para que essas pessoas se sintam parte de um todo”, afirmou.

Silvana Aparecida, mãe de Rafael Alves, de 13 anos e que tem síndrome de Down, disse estar impressionada com a forma como o filho agiu durante o passeio. “Ele tem medo de cachorro, gato, esses animais, e hoje ele me surpreendeu. Tocou em uma cobra, então foi muito bacana. A explicação que eles deram sobre os animais foi feita de forma lúdica”, disse.

Silvana reforçou ainda a ideia de inclusão, já que ela busca incluir o seu filho em todos os espaços. “Ele já havia ido ao zoológico outras vezes, mas hoje foi muito mais legal, já que ele estava com amigos. Eu o levo para fazer teatro, entre outras atividades importantes. Sempre falo que temos que ser vistos”, completou, referindo-se às pessoas com deficiência.