Com relação ao caso dos animais que supostamente estariam sofrendo maus tratos em residência localizada na rua Antonio Guedes, a Secretaria de Saúde informa que em nenhum momento foi acionada pela Policia Ambiental sobre este caso. Independente disso, uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve no local na manhã desta terça-feira (22) e foi recebida pela proprietária dos cães e por seu filho, o mesmo que aparece nas imagens enviadas pelo portal.
A médica veterinária do CCZ examinou os animais e verificou que nenhum deles apresentava sinal de maus tratos, como fraturas ou agressões físicas aparentes. Observou também que havia ração, água e ambiente limpos, livre de odor forte. Porém, constatou que o espaço é inadequado para a criação de 13 cachorros adultos, além de cinco filhotes recém-nascidos.
Questionados sobre a denúncia, mãe e filho disseram que utilizam o cabo de vassoura apenas para apartar brigas e também para impedir a fuga quando acessam o cômodo onde os animais ficam. Diante disso, a família foi notificada para adequar o espaço físico, bem como para agendar as cirurgias de castração no Centro de Controle de Zoonoses.
Por fim, a Secretaria de Saúde informa que o caso será acompanhado com novas vistorias até que a situação seja regularizada.