Cidades

1ª Corrida e Caminhada em prol do Autismo deve reunir neste domingo cerca de 3 mil pessoas

Prevista para acontecer neste domingo, 19, a partir das 08h, na região do Bosque Maia, a 1ª Corrida e Caminhada em prol do Autismo deve reunir nas duas modalidades cerca de 3 mil pessoas, de acordo com a diretoria da Associação Autismo & Sociedade, que organiza o evento. Entretanto, as inscrições, ainda, podem ser realizadas, por meio do endereço eletrônico – https://www.doity.com.br/1-corrida-e-caminhada-em-prol-do-autismo.
 
Para participar do evento basta levar 1 quilo de alimento, que será destinado ao Fundo Social do município. Os primeiros colocados na corrida serão agraciados com medalhas pelo desempenho. Já a caminhada terá premiação apenas para os autistas que estiverem participando. Segundo a diretora vice-presidente da instituição, Marina Cafasso, o reconhecimento é o maior prêmio que eles podem receber.
 
"Muito se fala na nossa sociedade que o autismo virou uma epidemia. Mas não é a realidade. É que alguns profissionais estão mais capacitados para realizar o devido diagnóstico. Nós temos a projeção, de acordo com estudos, que a cada pessoa 1 entre 68 pessoas é autista, porém, não é só isso que basta. Precisamos assistência na saúde, educação e tam pouco seus direitos são respeitados", explicou Marina.
 
O dia 02 de abril é conhecido como o de reconhecimento do autismo e foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2008. E tem como símbolo a cor azul por representar a incidência de meninos autistas. A proporção é de uma menina para quatro meninos. Esta é uma forma particular de se comunicar e construir a própria realidade encontrada por determinados indivíduos.
 
"Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente o processo de entrada na linguagem para uma criança, a comunicação e o laço social. As estereotipias, as ecolalias, a ausência de linguagem, os solilóquios, a auto agressividade, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo, são alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia e sua tendência a bastar-se a si mesmo", definição sobre autismo do site Os Autismos.
 
Marina também definiu a importância da realização de manifestos em busca de melhorias para as pessoas com necessidades especiais, mas também defende maior participação e aceitação deles nas mais diversas interações sociais. Segundo ela é preciso maior empenho das autoridades para que esta transição possa ser realizada de maneira segura e possa obter os resultados esperados.
 
"É importante as pessoas mostrarem nesse evento o seu apoio ao autista e mostrar que eles existem para a sociedade. É necessário levar as informações relevantes sobre eles, além da demonstração nítida que são capazes de participar efetivamente das mais variadas atividades sociais. Porém, a sociedade também precisa interagir com eles. E caso isso aconteça, será possível visualizar a felicidade deles estampada pelo simples reconhecimento", finalizou.
 

Posso ajudar?