Cidades

2014, um ano para não cair do cavalo

Julio Ganiko é acupunturista, especialista em terapias e filosofia oriental. Diretor do Spa Urbano Julio Ganiko

Segundo a astrologia chinesa, doze diferentes animais regem com suas características cada ano de nossas vidas. Rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco se revezam. Ou seja, a cada doze anos de vida, entramos no ano de nosso animal.

Junto a este neste ciclo estão inseridos os cinco elementos da natureza, que – segundo os chineses – são o fogo, a terra, o metal, a água e a madeira.Desta forma, quem nasce sob o elemento fogo, passará por todos os elementos até chegar ao fogo novamente dali cinco anos. Só que seu animal, só retornará em doze. Assim, a combinação entre os ciclos do animal e do elemento somente se repetirão quando essa pessoa completar 60 anos de idade.

Antes de entender o que nos oferecerá o ano do cavalo de madeira, vale refletir um pouco sobre o que ocorreu no ano da serpente de água, iniciado em 10 de fevereiro de 2013 e que termina neste dia 30 de janeiro de 2014. Estamos saindo de um período em que a serpente de água imprimiu suas características:

A serpente costuma espionar, trair, ser ligeira, dar o bote, usa muito a inteligência e produz o antídoto do próprio veneno. Não se estranha que 2013 tenha sido marcado pelo maior escândalo de espionagem mundial, quando o ex-técnico da CIA, Edward Snoweden, foi acusado de espionagem por vazar informações sigilosas de segurança dos Estados Unidos. Na verdade, ele revelou ao mundo como seu país espionava países espalhados por todo o mundo, inclusive o Brasil. No cenário político ocorreram fatos que surpreenderam a muitos, como a prisão dos políticos condenados no processo do Mensalão. Mas esse tipo de fato só poderia ocorrer no ano da serpente.

Mas neste 31 de janeiro de 2014,  acordaremos no ano do cavalo de madeira. E o que esse novo período pode nos reservar? Cavalo tem como característica a liberdade, a paixão, a liderança, o movimento e também o trabalho. Mas não o mesmo trabalho do ano do boi (arado, pacífico e pés no chão) mas sim o trabalho com grandes galgadas, usando a paixão e a liderança.

Será um ano cheio de compromissos sociais, afinal o papel do cavalo é mostrar seu poder e sua beleza. Para quem está sozinho o ano do cavalo é favorável para encontrar o seu par, porem o principal é saber dominar seu ímpeto de liberdade, compreender a vida a dois .  O ser humano torna o cavalo útil e aprende a domá-lo sendo seu guia, pois – sem ele – o cavalo é um animal selvagem sem rumo na vida.

Sem dúvida o ano do cavalo de madeira  passará rápido e terá muita lenha para queimar. Na economia mundial haverá muitas batalhas como dizem os especialistas, mas lembre-se que o cavalo ajuda a vencê-las.

O cavalo sempre foi um meio de transporte antes mesmo dos automóveis, portanto este é um ótimo momento para você sair do lugar, seja nos estudos, no trabalho, na vida emocional e pessoal.  Monte no cavalo e cavalge. Afinal, quem ficar parado em um ano tão rápido poderá literalmente cair do cavalo.

Posso ajudar?