Na noite desta terça-feira, 25/5, o Ministério da Saúde começou a a enviar doses para vacinação de mais de 202 mil trabalhadores de portos e aeroportos de todo o país. Dessas doses, 40 mil foram enviadas para o estado de São Paulo para o início do calendário.
Em Guarulhos, há 27 mil são profissionais que atuam no aeroporto de Cumbica, que serão imunizados a partir desta sexta-feira, 28. Além deles, funcionários de Congonhas, Viracopos, em Campinas, do Campo de Marte e do Porto de Santos, farão parte da campanha, que ainda não será finalizada nesta primeira etapa, aguardando o envio de novas doses do Ministério da Saúde.
A ação faz parte da estratégia do ministério para conter a circulação da doença e proteger os brasileiros mais expostos ao vírus, principalmente após a identificação de uma nova variante no País. A demanda foi proposta após a visita do ministro Marcelo Queiroga ao Maranhão no último domingo, 23.
Ao todo, a campanha vai imunizar 227 mil pessoas, restando ainda 25 mil unidades a serem enviadas. A vacina destinada a esses trabalhadores é a da AstraZeneca/Oxford, produzida pela Fiocruz. Serão distribuídos lotes para a primeira dose de 100% dos portuários e 78% dos aeroportuários
Não tem esse nem aquele toda população entra como prioridade sem exceção de ramo de atividade, idade ou seja lá o que for.
Trata-se de uma pandemia onde todos nós estamos sujeito a pegar Covid então no meu ponto de vista somos no geral prioridade.