Um abrigo em Morungaba, cidade no interior de São Paulo, será o destino de 56 afegãos que estavam acampados há mais de 10 dias no aeroporto de Guarulhos após desembarcarem no Brasil fugindo do regime Talibã.
O acolhimento priorizou mulheres, crianças e idosos. Ainda, porém, há 81 refugiados aguardando por abrigo acampados no saguão de Cumbica. A Prefeitura e o Estado estão tentando criar novas vagas para resolver a situação. Desde o início do ano, mais de mil afegãos já aterrissaram no Brasil.
Na manhã desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Guarulhos realizou mais uma etapa de vacinação de afegãos contra covid-19, sarampo e poliomielite, no aeroporto internacional de Guarulhos. As ações de imunização têm acontecido em razão do grande número de imigrantes que continua desembarcando no local com visto humanitário concedido pelo governo federal.
Além da imunização, também foi realizado acompanhamento médico das condições físicas de gestantes, crianças e idosos no próprio local, sem necessidade de deslocamento à Unidade Básica de Saúde (UBS).