Leitores do GuarulhosWeb têm enviado diariamente denúncias sobre comércios não essenciais abertos e filas em porta de bancos, sem que seja respeitado o distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde, por conta da pandemia do novo coronavírus. São imagens de diferentes bairros da cidade.
O aumento das filas nas agências bancárias é um dos principais problemas apontados pelos leitores. Nas agências da Caixa Econômica Federal a situação é ainda pior. O motivo é a liberação do auxílio emergencial, de R$ 600, anunciada pelo governo federal.
Uma leitora gravou imagens de uma fila na agência da Caixa, na Avenida Juscelino Kubitschek, no Pimentas. É possível ver a aglomeração de pessoas e o descumprimento da orientação de manter distância entre as pessoas. O mesmo cenário foi registrado na Vila Galvão e na região central.
Nesta quinta-feira, 16/04, trouxemos matéria sobre a queda no nível de isolamento social na cidade nos últimos dois duas de medição pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo. Guarulhos apresentou apenas 52% de isolamento nos dias 13 e 14 (segunda e terça-feiras), depois de aparecer como segundo melhor nível no domingo, 12 (63%). Para o coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%.