O prefeito Guti (PSD) afirmou em live na noite desta sexta-feira que o decreto que estabeleceu o isolamento social em Guarulhos, publicado em 19 de março passado, vai até a próxima quinta-feira, 23 de abril. Mas antes disso ele deverá anunciar as novas medidas que serão adotadas em Guarulhos. O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira que prorrogou a quarentena até 10 de maio.
No entanto, Guti não adiantou se seguirá a orientação do Governo do Estado, com a manutenção do fechamento do comércio não essencial até o mês de maio ou se poderá flexibilizar as regras, conforme defende o presidente Bolsonaro. Com a demissão do ministro Luiz Henrique Mandetta na quinta-feira, que defendia medidas mais rígidas, ainda não existe uma orientação clara do governo federal sobre as medidas que devem seguir.
Guti garante que se reunirá com seus secretários mais próximos neste final de semana prolongado para verificar os prós e contras da prorrogação da quarentena, mas deixa claro que sua prioridade é pela preservação da vida. Guarulhos já tem 30 mortes confirmadas pelo Covid-19, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira. “Não podemos nos descuidar neste momento. Já há hospitais em São Paulo que estão lotados. Em Guarulhos, ainda não atingimos um nível crítico, mas não podemos deixar nossa população sem assistência”, disse.