O drama dos mais de 240 colombianos acampados no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, terminou nesta quarta-feira, 17/06, quando o último voo com destino a Bogotá partiu com os imigrantes que ainda aguardavam a repatriação. O grupo esperou um mês até o acordo entre MPF, Polícia Federal, Itamaraty e Embaixada da Colômbia, que conseguiram cinco voos humanitários.
O grupo vivia em acampamentos improvisados dentro do aeroporto, em áreas sem circulação de passageiros. Os imigrantes perderam seus empregos por conta da pandemia e ficaram desabrigados.
Os colombianos contavam com a ajuda de voluntários, que levavam comida, roupas e produtos de higiene. Durante o período no aeroporto, o grupo foi recebido no estádio Antônio Soares de Oliveira, do Flamengo de Guarulhos, no Jardim Tranquilidade, onde puderam tomar banho.
Para entrar na Colombia, o grupo precisa permanecer 14 dias em Bogotá antes de seguir para suas cidades. A medida faz parte da quarentena imposta pelo governo daquele país, para o combate ao Coronavírus.