São Paulo reabriu nesta segunda-feira, 13/7, 70 parques municipais e outros nove estaduais. A medida foi tomada após a permanência da Capital por 14 dias seguidos na fase amarela de flexibilização do Plano SP. Guarulhos, que apareceu mesma classificação do que a vizinha pela primeira vez na última sexta-feira, 10, ainda não tem data para reabrir o espaços públicos.
O GuarulhosWeb procurou a Prefeitura para saber se Guarulhos vai seguir a recomendação do Estado de permanência de, pelo menos três semanas consecutivas na fase amarela para reabrir os parques. Como resposta, a administração informou que ainda não definiu os procedimentos. “No momento a forma de reabertura dos parques está em processo de definição, visando a segurança de frequentadores e servidores”, respondeu a nota.
Na Capital, os parques reabriram entre 10h e 16h de segunda a sexta-feira, exclusivamente para passeios, corridas e caminhadas, desde que não ocorram em grupo e com 40% de capacidade dos frequentadores. Não há, porém, previsão de reabertura nos finais de semana.
Outras medidas como o uso obrigatório da máscara e o fechamento dos bebedouros também foram adotadas. Os permissionários de lanchonetes e ambulantes autorizados também puderam retornar o atendimento, respeitando todos os protocolos de higiene.