Após registrar queda de 85% no número de passageiros durante os meses de maio e junho, quando a média chegou a contabilizar apenas 15 mil usuários diários, o movimento no aeroporto de Guarulhos voltou a crescer e fechou, na primeira quinzena de agosto, média de 35 mil embarques e desembarques por dia.
O número ainda é bem abaixo dos 120 mil registrados antes da pandemia. Entretanto, o crescimento tem sido gradual. Em julho, por exemplo, a média foi de 25 mil passageiros diários, 10 mil a menos do que os primeiros quinze dias deste mês.
Outro fator que explica o aumento é que a pista principal do aeroporto de Congonhas está em reformas. Com as obras, as companhias Gol e Latam passaram a utilizar Cumbica para embarques nacionais, já que a pista auxiliar de Congonhas não suporta os tamanhos das aeronaves dessas empresas. Contudo, o número de voos em Guarulhos não aumentou, apenas a quantidade de usuários.
A pista do aeroporto da capital permanecerá em reforma até o dia 5 de setembro. Contudo, o mercado doméstico tem voltado em velocidade superior aos voos comerciais e utilizado Cumbica para operações diárias, o que implica em mais um fator para o crescimento na quantidade de passageiros.